O Sari Vermelho é o mais recente livro escrito por Javier Moro e que foi lançado em 2009 no Brasil pela editora Planeta do Brasil. O escritor tem 53 anos e varias obras importantes publicadas que são dicas de livros, especialmente romances temáticos e históricos que fazem muito sucesso e também biografias. Javier Moro é espanhol, nasceu em Madrid no ano de 1955, e ainda muito jovem já demonstrou sua vocação para a escrita, colaborando com jornais e revistas espanholas e também estrangeiras, através de criticas literárias, artigos e notícias. Além de escritor Javier Moro também trabalha como pesquisador e investigador, atuando também como co-produtor de filmes. Quando falamos de Javier Moro como escritor precisamos salientar seu trabalho como pesquisador, pois os mesmos estão intimamente interligados.

O Sari Vermelho
Os livros do escritor tem um aspecto histórico muito interessante, descrevendo com detalhes riquíssimos e fidedignos a cultura dos povos onde se desenrolam suas tramas e também a organização social e política, o que torna a leitura de seus livros uma mistura equilibrada entre a imaginação e a realidade. Javier Moro escreveu muitos livros antes de O Sari vermelho, entre eles alguns se destacaram como A Paixão Indiana e Fronteiras de Sangue. O Sari Vermelho, seu ultimo romance, traz uma belíssima e intrincada história de amor entre jovens de culturas diferentes, principalmente a cultura religiosa, narradas nas 544 pagina do romance que lemos vorazmente, apreciando a capacidade do leitor de misturar realidade e romance com inteligência e sensibilidade. A História é verídica e aconteceu na década de 60, quando Sonia Maino conhece Rajiv Ghandi. Ela uma jovem de 19 anos, estudante e descendente de uma família tão pobre quanto humilde, que moram em Turim, na Itália.

Livro "O Sari Vermelho"
Ele, descendente de uma família tão rica quanto poderosa e marcada pelo envolvimento na política e nas controvérsias sociais daquele país em constante transformação. Sonia é uma mulher bonita e determinada que se entrega ao seu amor e deixa seu país para enfrentar um mundo totalmente novo, conturbado e perigoso, com costumes absolutamente diferentes dos seus. As diferenças de cultura são só um dos grandes desafios que eles terão que vencer. Nem a morte é capaz de quebrar este amor, e a coragem e honestidade da jovem italiana farão com que ela seja admirada pelo povo. Além das emoções desse romance e suas histórias transversais, o autor aplica muito bem sua capacidade histórica e como pesquisador, e o livro O Sari Vermelho retrata muito bem a diversidade da realidade indiana, sua cultura, saúde e beleza, hábitos, divindades, idiomas e o absurdo e desconcertante contraste entre a estrema pobreza e a riqueza.

História
O Sari Vermalho tem todos os ingredientes para ser um sucesso igual ou maior ao romance do autor Paixão Indiana, onde o autor também tratou de duas culturas diferentes com a sua incrivel capacidade de retratar a cultura dos povos. Em paixão Indiana o dificil casamento de uma jovem e linda bailarina andaluza e um marajá indiano que se apaixonam retrata as diversidades culturais através de uma emocionante história de amor. Um outro livro escrito por Javier Moro que vale ser registrado é “Fronteiras de Sangue: a saga de Chico Mendes”, nele o autor com sua incrivel habilidade de pesquisador, hstoriados e narrador, conta de forma unica a vida e morte de Chico Mendes e a importancia de sua atuação em defesa a proteção do meio ambiente e especialmente o espaço natureza da Amazônia. Com certeza Javier Moro é um excelente escritor e seus livros são muito bons podendo ser apreciados como romances e também sob o ponto de vista histórico.