Tendo em vista que criança adora brinquedo e que são uma porção que todos temos carinho e jamais queremos o dolo qualquer que seja sua idade ou sexo, é obrigação a todos saber como escapar de dor de cabeças referente à compra de um inocente brinquedo, pois se não o fizer de maneira adequada, pode-se além de machucados, haver maiores danos à saúde da criança, chegando até a ser fatal, pois uma coisa é certa, brinquedo não é tudo igual.

Orkut
Os Perigos e Armadilhas
Há vários tipos de perigos que podem acabar com incidentes entre as crianças. As diferenças entre os brinquedos também não se resumem apenas no preço e no material de confecção dos brinquedos. Há de se observar que os brinquedos primeiramente devem ser certificados pelo INMETRO, órgão nacional responsável pela verificação e proteção não só de brinquedos, como de quaisquer produtos à venda para o consumidor, e os mesmos devem ser descartados quando não possuírem o selo indicativo de inspecionado. Uma vez que o brinque tem o selo, o próprio INMETRO indica ao consumidor se há materiais nocivos, se há pontas ou objetos cortantes que possam cortar ou machucar a criança e tudo isso é especificado pela indicação da faixa etária a que o brinquedo serve.

Bloquear Site
O Que é a Normativa ABNT
Todos os critérios de inspeção a serem realizados pelo INMETRO são rigorosamente executados em obediência à normativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é um conjunto de regras que o Instituto de Pesos e Medidas define como certas para que o produto em questão no teste não apresente nenhuma avaria em relação ao que possa apresentar perigo, dano ou prejuízo ao consumidor. Os testes são vários e dependem de qual tipo de produto que está sendo testado, mas basicamente o teste de resistência, tração, inflamabilidade e toxicologia, que uma vez reprovando em algum destes, deixa então o produto de receber o selo até que seja corrigido e aprovado novamente.

Brinquedos Impróprios e Perigosos
Outras Exigências
Além do selo do INMETRO, o brinquedo deve conter na sua embalagem indicações claras de quantas peças compõe o brinquedo, se for um brinquedo com partes pequenas ou que possam machucar, a idade mínima para manusear o brinquedo deve estar exposta e no caso de brinquedos eletrônicos, deve apresentar a garantia do fabricante em caso de defeito. Outra coisa que pouca gente sabe, é que o brinquedo pode ser testado pelo consumidor antes de proceder o pagamento pela compra, tendo então o comerciante ter a obrigação de manter pelo menos uma de peça de cada brinquedo que vende em caráter de mostruário, para que seja feito este tipo de teste. O consumidor tem o direito de se negar a comprar caso a expectativa que o brinquedo na vitrine oferecia não ofereça na hora do testes ou ainda se achar que o brinquedo possa ser nocivo à segurança e a saúde da criança.