Veja como o 3D evoluiu até culminar com um dos filmes mais vistos da História, Avatar
O 3D encantou milhares de pessoas – a possibilidade de assistir um filme em três dimensões torna a experiência mais real e divertida.
Embora o formato 3D tenha causado alguns efeitos colaterais (houveram relatos de expectadores do filme que tiveram dor de cabeça, enjôo e outros desconfortos após assistir o filme), o formato promete.
Mas para atingir esse sucesso, foram necessários mais de 100 anos! Veja:
-Inicio do 3D (1890)
O inglês Willian Frieses-Greene conseguiu criar um processo que capturaria imagens em 3D, e até patenteou o invento – mas não conseguiu provar que o processo funcionava.
– Invenção do cinema (1892-1895)
Os primeiros curtas-metragens foram exibidos para amigos e prováveis investidores pelo francês Émile Reynaud, em 1892.
Em 1985, os irmãos Lumière fazem a primeira exibição pública de cinema, em Paris- na verdade, era necessário pagar ingresso para assistir. A exibição foi singela (dez filmes com menos de um minuto), mas foi o suficiente para revolucionar o entretenimento.
– Sessão em 3D (1915)
Os cineastas Edwon Porter e William Waddell exibem suas experiências cinematográficas com 3D, no teatro Astor Theater, situado na cidade de Nova York. O público não fica animado com a projeção.
– The Power of… 3D! ()/1922
O Hotel Ambassador, situado na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, recebeu a exibição do filme The Power of Love, em 3D.
Os óculos para enxergar em três dimensões já existiam nessa época.
– Evoluções no cinema (1927, 1935, 1941)
A indústria do cinema provou que veio para ficar. Por isso, inovações foram aparecendo: em 1927, o primeiro filme inteiramente falado é lançado (O cantor de Jazz).
Em 1935, o cinema em três cores feito em Technicolor é lançado (com o filme Becky Sharp).
O estúdio Disney consolida sua influência no cinema lançando “Fantasia”, o primeiro filme com som surround.
– 3D colorido (1952)
O filme Bwana Devil empolga a platéia, mas por curto espaço de tempo.
– Space-Vision 3D(1966)
A nova tecnologia lançada no filme The Bubble inicia uma onda de filmes 3D.
– Toy Story (1995)
Este filme consolida o 3D e os filmes de animação – todo ele foi feito com computação gráfica.

Filme
– Estratégia antipirataria (2004)
Em 2004 vários filmes que pretendem utilizar a tecnologia 3D começam a ser filmados. O filme “O Expresso Polar” marca essa nova era.

Novidade
– O 3D vence (2010)
Depois de tanto tempo, o 3D prova que veio para ficar. O filme Avatar bate recordes e consolida o 3D e a computação gráfica nos filmes.
Somente este ano, outros filmes 3D serão lançados: Como treinar o seu dragão, Alice no País das Maravilhas, Toy Story 3, e Shrek para Sempre.

3D
Andressa Silva.