História das Novelas no Brasil

No Brasil as novelas apareceram nos anos 50, fruto de adaptações das novelas que já faziam muito sucesso no rádio, para o novo meio de comunicação da época, a televisão, não só trazendo os fãs que já conheciam o sucesso do programa no rádio, mas como também uma nova fatia de pessoas, que estavam deslumbradas com esse novo jeito de se divertir.

As pioneiras

A novidade foi ao ar pela Rede Tupi em 1951, sob o título de “Sua vida me pertence”, escrita para a duração de quinze capítulos, era exibida ao vivo nas terças e quintas-feiras. Analisando com as tramas que são exibidas hoje pela mesma televisão, as primeiras telenovelas estavam mais para minisséries, tanto pela periodicidade quanto pela quantidade de capítulos.
Na década seguinte, as novelas ganharam capítulos diários, graças à adoção do vídeo tape, invento que causou frissom à época. Em uma nova maneira de trabalhar, as cenas eram gravadas, caso algum erro do ator ou de continuação fosse cometido, seriam repetidas e assim o programa ficaria mais perfeito, com mais chances de conquistar novos fãs.

Canal

O Começo

As primeiras telenovelas eram adaptações de teledramaturgias latinas, provenientes principalmente da Argentina, de Cuba e do México, dessa família agora comentada, temos o grande sucesso exibido também pela TV Tupi em 1965, a novela “Direito de Nascer”.
Em 1968 a Tv Tupi revoluciona e com Beto Rockfeller instaura definitivamente a telenovela como produto nacional, dando a cara do Brasil. Escrita por BráulioPedroso e dirigida por Walter Avancini e Lima Duarte, essa novela rompeu com o estilo dramalhão e foi caracterizada por uma história mais descontraída, com diálogos e temas bem-humorados, trilha sonora popular e um cenário esteticamente mais moderno para a época.

Novela

Surge uma Estrela

Com o retumbante sucesso experimentado pela Tupi com Beto Rockfeller, fez com que a Rede Globo pedisse à escritora Janete Clair uma adaptação da novela “Véu de Noiva”, exibida com grande sucesso no rádio, durante a década de 50. Essa novela revelou o talento de Regina Duarte, transformando-a em a “Namoradinha do Brasil”, apelido do qual não se desvinculou até os dias de hoje.

Namoradinha

Os Anos 70

O sucessos das novelas brasileiras era tanto nessa época que o mercado publicitário enxergou a chance e ganhou bons frutos com a parceria. As Redes Globo e Tupi dominaram essa década produzindo grandes sucessos como “Irmãos Coragem”, “Pecado Capital”, “O Bem Amado”, “Saramandaia”, “Mulheres de Areia”, “O Profeta”, “Éramos Seis” e muitas outras que perpetuaram e engrossaram o sucesso das novelas e da televisão brasileira.

Os Anos 80

Com o aprimoramento das técnicas em alta, a sofisticação das novelas brasileiras eram tamanhas que começaram a virar produto de exportação para países como Portugal, China e Austrália.
Com a falência da Tupi, a Globo foi quem mais investiu nas novelas e produções como Guerra dos Sexos, Vale Tudo, Roque Santeiro e Terra Nostra garantiram os maiores índices da televisão brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.