Raios, Raios e Raios
“Que caia um raio na minha cabeça”. Ser atingido por uma descarga elétrica vinda do céu é algo tão improvável que a palavra raio é usada em diversos ditados populares. Além da frase citada acima, outro dito popular que atesta a dificuldade de um raio cair perto de alguém é “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”. Mas será que é tão difícil um raio cair no mesmo lugar. Dependendo da cidade, não é tão difícil um raio cair no mesmo lugar. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulga todo ano um ranking dos locais com maior probabilidade de cair raios. Na classificação estão incluídas todas as cidades dos estados localizados nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Raios
Sim, um Raio Cai Duas Vezes no Mesmo Lugar
As cidades onde há a maior possibilidade de se cair um raio ficam em São Paulo. Para quem acha que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, saiba que eles podem cair até treze vezes por ano se o lugar se chamar Guarulhos/SP. A cidade é campeã nacional de raios. O Título involuntário se deve ao grande número de temporais que acontece na região, tanto que a cidade que fica em segundo lugar na lista é São Caetano do Sul, cidade vizinha de Guarulhos.

Luz
O INPE utiliza o seguinte critério para fazer o Ranking de raios. A medida usada pelo Instituto é o a quantidade de raios que caem por quilômetro quadrado ao ano (raios/km².ano). Entre as dez primeiras colocadas, todas recebem mais do que dez descargas elétricas por quilômetro quadrado ao ano. A lista das dez primeiras cidades é a seguinte: Guarulhos/SP, São Caetano do Sul/SP, Mairiporã/SP, Corumbá/MS, Dom Pedrito/RS, Iporã/PR, Manoel Viana/RS, Santana do Livramento/RS, Poá/SP e Itaqui/RS.

Trovão
Uai, Aqui Não Cai Raio Não
Se São Paulo é a terra dos raios, Minas Gerais é a terra que nunca um raio cairá duas vezes no mesmo lugar. Afinal, na terra do pão de queijo é difícil inclusive o raio cair uma vez no mesmo lugar. Todas as quinze cidades que menos caem raios nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil ficam em Minas Gerais. Na cidade de Salto da Divisa/MG cai 0,1 raio/km².ano. Só para se ter uma ideia, A chance de um raio cair em Guarulhos é cerca de 100 vezes maior do que cair na cidade do interior mineiro. Lá sim, é um local que se pode mentir à vontade e dizer “que um raio caia na minha cabeça”. As dez cidades que menos caem raios são as seguintes: Salto da Divisa, Ninheira, Santa Maria do Salto, Mato Verde, Pai Pedro, Fronteira dos Vales, Bandeira, Santo Antônio do Jacinto, Jacinto e Jordânia, todas em território mineiros, a verdadeira terra dos ditados populares sobre raios.