Os programas de fidelização do cliente ou programas de fidelidade é uma estratégia de marketing que vem se expandindo nos meios comerciais da atualidade, e se antes eram um tema que interessavam apenas as grandes empresas e seus clientes vips, hoje os planos de fidelização estão permeados nas relações comerciais cotidianas dos pequenos clientes de empresas de toda a espécie, desde lojas de perfumes, supermercados, postos de gasolina, clientes de operadoras aéreas ou de telefonia celular, etc.

Lojas
Objetivo e Origem dos Programas de Fidelização
Os programas de fidelização existem há muito tempo, no entanto foi no ano de 1981 que ressurgiram no setor de transporte aéreo, com a American Airlines. Foi quando as Companhias aéreas passaram a conceder benefícios aos seus clientes depois de acumularem algumas milhas voadas, como um bônus concedido para retribuir aos seus clientes pela preferência. A idéia logo se espalhou para os setores financeiros e de prestação de serviço, e hoje está presente em todo o mercado comercial. As ações propostas pelos programas de fidelização tem como principal objetivo estabelecer com o cliente um vinculo, que seja resistente ao tempo, incentivando-o a voltar a comprar naquela loja ou aquela mesma marca, trazendo resultados a médio e a longo prazo, pois exige investimentos por parte das empresas.

Fidelidade
Como Funcionam os Programas de Fidelização
A maioria dos programas de fidelidade oferece ao cliente um cartão ou uma outra forma de identificação, de forma que a cada compra ou a cada vez que utilizar o serviço receba pontos ou bônus, que vão sendo acumulados em nome do cliente, devendo ser convertidos em um beneficio a seu favor conforme as regras estabelecidas pelo programa. As características e os critérios de cada programa são muito variados, dependendo do tipo de produto ou serviço que se está trabalhando e o perfil dos clientes. Alguns programas oferecem brindes, outros descontos, outros ainda serviços gratuitos. Como exemplo os postos de gasolina, depois de abastecer um determinado número de litros combustível naquele estabelecimento você ganha o direito a uma lavagem gratuita para seu carro, etc.

Volte Sempre
Fidelidade e Qualidade
Os programas de fidelização não param de crescer, e pesquisas indicam que mais de 50% dos consumidores tem algum tipo de cartão de fidelização, mas também mostram que esses programas não substituem a qualidade e o preço. O consumidor poderá ser influenciado numa primeira compra pelo programa de fidelização, mas se não encontrar qualidade na prestação de serviços ou no produto, abandonará o programa, pois o consumidor é fiel a qualidade dos produtos e do atendimento e são estes fatores que irão decidir a segunda compra. Segundo as estatísticas a maioria dos clientes decidem comprar um mesmo produto novamente pela sua qualidade e decidem voltar ao mesmo estabelecimento comercial em virtude do atendimento que receberam.