Monografia é um tipo de trabalho científico com características e regras próprias e específicas, que normalmente é exigido dos acadêmicos no final do curso de graduação para obtenção da titulação. A monografia difere de outros trabalhos científicos porquanto aborda um tema específico profundamente, analisando, levantando problemas e hipóteses, e chegando a conclusões, sempre amplamente fundamentado, e com base em investigações científicas, não tratando-se no entanto, de uma mera pesquisa sobre o tema escolhido. A monografia via de regra, é a última instância ante a formação do futuro profissional e assim possui uma notoriedade impar na sua vida escolar acadêmica e no início de sua vida profissional, causando muita preocupação na maioria dos estudantes, especialmente no que se refere a sua elaboração e sua disposição de acordo com o que dispõem as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que normatizam a apresentação no Brasil dos trabalhos de cunho científico.

Monografia
Planejando e organizando uma monografia
A elaboração de uma monografia é um processo complexo, que deve ser planejado e desenvolvido por etapas programadas e interligadas entre si, para que flua com clareza e assim alcance os objetivos a que se dispõem que é contribuir para o campo científico e tecnológico brasileiro. Para isso é necessário primeiramente disponibilizar tempo para a realização do trabalho, o emprego e técnicas de estudo, pesquisa, levantamento biográfico, a delimitação do tema ou problema sobre o qual vai se desenvolver o trabalho duro e o planejamento dos capítulos os quais vão conduzir o trabalho científico até a sua conclusão. Esse planejamento deve ser realizado de forma que possibilite o seu aprofundamento ao longo do seu processo de execução.

Projeto
Redação da monografia
Uma monografia deve ser redigida de forma objetiva e clara, utilizando a norma culta e evitando as expressões coloquiais. Deve-se ter cuidado com a gramática e com a concordância, utilizando-se sempre a terceira pessoa do singular. Os textos devem ter uma sequência lógicae uma metodologia, evitando abordagens extensas e que fujam ao tema central. A estrutura da monografia divide-se em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, todos eles normatizados pela ABNT.

Modelo
Regras da ABNT
Como trabalho científico que é, a monografia deve obedecer as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas para sua elaboração. As NBRs – Normas Brasileiras de Regulamentação -, que regulamentam a apresentação das monografias, são as seguintes:
NBR 6023 – contém informações sobre a documentação utilizada e como devem ser feitas as referencias;
NBR 6024 – contém informações sobre a numeração das seções do trabalho;
NBR 6028 – contém informações sobre o resumo da monografia e outras especificações;
NBR 10520 – contém informações sobre as citações;
NBR 14724 – contém informações gerais sobre a apresentação formal dos trabalhos acadêmicos.
Na internet encontramos muito material de apoio para elaboração de uma monografia, e no site da ABNT, www.abnt.org.br , você pode encontrar as normas na integra.