Pólo Norte Está Desaparecendo

Três experientes exploradores foram para o Pólo Norte medir a espessura da neve e os dados coletados reforçam a tese de que em poucos anos essa beleza natural, santuário de diversos tipos de vida não existirá mais.

Mapa

Mapa

Catlin Arctic Survey

A expedição do Ártico tem o nome de Catlin Arctic Survey e é uma parceria entre alguns organismos cientificos importantes e renomados e também exploradores polares internacionais e teve como principal objetivo medir e calcular o tempo de duração da camada de gelo que cobre o Oceano Ártico. A expedição foi liderada pelo experiente Pen Hadow e de Ann Daniels, uma mulher linda muito bem conceituada como exploradora polar, além Martin Hartley um fotógrafo de expedições também muito conhecido e experiente. Os três exploradores percorreram entre o dia primeiro de março até 07 de maio, 435Km sobre a neve que cobre o Polo Ártico, enfrentando as baixíssimas temperaturas e medindo a profundidade e densidade da camada de gelo em pontos diferentes. Entre os dados coletados Hadow mediu a camada de gelo em um dos locais onde tradicionalmente mais expessa e obteve 1,80 metros de espessura, muito pouco segundo ele para os parâmetros históricos da região. segundo o explorador a area vai se tornar um mar aberto nos próximos verões. Os resultados dos dados coletados foram entregues as equipes que vão participar da Conferencia da ONU com Compenhagen em dezembro deste ano, e vai tratar sobre as alterações climáticas e o aquecimento global.

Pólo Norte Está Desaparecendo

Pólo Norte Está Desaparecendo

Análise dos dados

O professor Peter Wadhams, que trabalha na tradicional Universidade Inglesa de Cambridge é especializado em estudos dos oceanos gelados e analisou os dados coletados pelos exploradores durante a expedição. Com base nesses dados ele afirmou que a tendencia irreversivel é que o Pólo Ártico derreta completamente nas próximas duas ou tres décadas, sendo que na primeira delas o derretimento será mais acentuado. O pesquisador da escola universitária se dedica aos estudos do gelo ártico desde a década de 60 e se diz chocado com a póssibilidade de presenciar ainda em vida uma mudança tão drástica no ecossistema do planeta terra. Ele ainda sentenciou: “É como se o homem tivesse tirando a tampa da parte norte do planeta”.

Caractéristicas

Caractéristicas

Consequências do derretimento

A curto prazo as consequências podem não terem grande repercussão, além é claro de contribuir ainda mais para as causas e conseqüências do aquecimento global, ou seja, o derretimento é causado pelo aquecimento global, e seu desaparecimento vai aumentar ainda mais o efeito. Já a longo prazo as consequências podem trazer alterações climáticas, aumentar a acidez dos mares e trazer outros efeitos desconhecidos ainda, pois é sabido que o espaço da natureza responde as agressões sofridas de forma rigorosa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.