Indonésia Hemisfério, Continente e Mapa Mundi

Visão Geral Sobre a Indonésia

A República da Indonésia é o nome oficial do país que é considerado o maior arquipélago – conjunto de ilhas – de todo o mundo, a Indonésia, se localizando entre o Sul da Ásia e a Austrália. O título de maior arquipélago do planeta é dado a esse país pelo fato dele ser composto em sua totalidade por aproximadamente dezessete mil ilhas, sendo elas as Ilhas de Sonda, que é um arquipélago que fica na Insulíndia e também com a parte do lado ocidente da Nova Guiné, que é uma ilha que fica no sudoeste do Oceano Pacífico.

Apesar de ser um arquipélago, a Indonésia possui tanto fronteiras marítimas, quanto fronteiras terrestres, sendo as primeiras mais numerosas e amplas, sendo compartilhadas com Palau, Filipinas, Singapura, Malásia, Austrália e Andamão e Nicobar que é um estado indiano. Já as fronteiras terrestres do país são compartilhadas com a Malásia, na Ilha de Bonéu, com o Timor Leste, na Ilha do Timor e com a Papua Nova Guiné, na Nova Guiné.

Devido ao fato de a Indonésia se localizar entre dois continentes – a Ásia e a Oceania – o país é classificado como nação transcontinental. Além disso, o regime adotado pela Indonésia é o de uma república, e dessa forma, tanto o poder legislativo, quanto o poder executivo – que é o que corresponde ao que conhecemos como presidente – são eleitos por meio do sufrágio universal, ou seja, todos os cidadãos adultos possuem direito a votar na escolha de seus representantes, independentemente da renda ou da classe social que possuam, bem como sem levar em consideração alfabetização ou etnia.

A Indonésia é um dos países fundadores da Associação das Nações do Sudeste Asiático, a ASEAN, sendo que continua sendo um membro pertencente até os dias de hoje. Outro grupo / organização na qual o país é participante é o G20, que é o grupo que engloba as dezenoves maiores e mais bem sucedidas economias mundiais juntamente com a União Europeia, sendo elas representadas pelos chefes de bancos centrais ou ministros financeiros desses países. Assim sendo, é possível observar que a economia do país é bastante relevante, já que a economia indonésia é a décima oitava maior do mundo, mas quando se leva em consideração a paridade do poder de compra ela se encontra em décimo quinto lugar.

Jacarta é a maior e mais populosa cidade do país e além disso também é a capital da nação, tendo sido fundada no ano de  1619 pelos Neerlandeses, tendo como primeiro nome “Batávia”, mas anos depois tendo sido alterada para o nome pela qual é conhecida atualmente. Jacarta se localiza na ilha de Java e possui cerca de dez milhões de habitantes, mas esse número aumenta significativamente quando se considera toda a região metropolitana da cidade, ficando assim com mais de dezoito milhões de pessoas em sua população.

Cidade de Jacarta

Cidade de Jacarta

A história do país sempre foi muito marcada e sofreu muita influência de países estrangeiros que na maioria das vezes chegavam até a Indonésia com o objetivo de explorar as riquezas naturais do país. Inicialmente quem predominava era a Era Cristã, porém, com o passar do tempo o país passou a levar e consideração e absorver várias outras influências, sejam elas do aspecto cultural, político ou religioso e a partir disso outras culturas passaram a fazer parte do país, como foi o caso dos Reinos Budistas e Hindus.

Mais tempo depois, os comerciantes muçulmanos e árabes passaram a inserir no país o islamismo e hoje em dia essa é de fato a religião mais predominante da Indonésia. Os europeus tentaram a todo custo perpetuar o cristianismo no país, mas atualmente ele não é expressivo lá, mas mais do que isso, os cristãos também tentaram fazer uma espécie de monopólio do comércio das Ilhas Molucas na Era dos Descobrimentos, que foi a época entre o século XV e o XVII, onde os europeus passaram a explorar o mundo todo buscando novas rotas.

Bandeira da Indonésia

Bandeira da Indonésia

A independência da Indonésia é bastante recente, tendo acontecido oficialmente somente após a Segunda Guerra Mundial, sendo que até essa época o país vivia pelo domínio e pelo colonialismo holandês, ficando nessa situação por mais de três séculos. A partir da independência a situação não mudou tanto, e a história do país continuou a ser turbulenta, porém, dessa vez outros males eram predominantes, como é o caso das catástrofes naturais, dos movimentos visando o separatismo, a corrupção política, as mudanças rápidas e intensas na economia e todo o processo que tinha como objetivo a implementação da democracia.

O nome do país tem origem vindas de termos gregos “indós” e “nésus”, que quando unidos ganham um significado semelhante a “Ilha índica” e a data é de cerca de meados do século XVII, o que antecedeu a formação de uma ilha independente. Porém, existem estudiosos que o significado do nome do país é outro, sendo algo tipo “arquipélago indiano”, criando assim algumas divergências a respeito desse assunto.

Aspectos Geográficos Do País

Como foi dito anteriormente, a Indonésia é um arquipélago composto por aproximadamente dezessete mil ilhas, mas o que realmente é curioso é que dessas dezessete mil, somente seis mil são habitadas, o que leva a crer que muita coisa ainda é desconhecida no país, principalmente em aspectos ligados a fauna e a flora. A área de extensão territorial da Indonésia é de quase dois milhões de quilômetros quadrados, o que oferece assim o posto de décimo sexto maior país em relação a área de extensão territorial do mundo.

Localização Mais Precisa Da Indonésia

Indonésia no Mapa

Indonésia no Mapa

Falando mais especificamente a respeito da localização exata da Indonésia, o país fica no Hemisfério Oriental, já que todo o seu território fica ao lado leste do que conhecemos como Meridiano de Greenwich. Já  a Linha do Equador faz com que o território do país tenha uma pequena parte pertencente ao Hemisfério Norte, mas o grande restante fica no Hemisfério Sul.

Em Atlas, livros didáticos de geografia ou até mesmo na internet é possível encontrar mapas que mostrem mais precisamente onde a Indonésia se localiza e proporciona a comparação com os outros países e a observação das localizações que foram citadas acima.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.