Indonésia Nível de Desenvolvimento

A Indonésia

A Indonésia é um país que se encontra no país que se encontra entre o sudeste da Ásia e Austrália, que tem o nome oficial de “República da Indonésia”. O país é constituído por várias ilhas, ou seja, é um arquipélago, e as ilhas que o compõem são: Ilhas de Sonda, metade continental da Nova Guiné. Isso faz com que sejam totalizados mais de dezessete mil ilhas, conferindo ao país o título de maior arquipélago do mundo.

O país conta com fronteiras tanto terrestres, quanto marítimas, sendo que as terrestres são feitas com países como a ilha de Bornéu, que fica na Malásia, a Papua-Nova Guiné, que fica na Nova Guiné e com o Timor Leste, na Ilha do Timor. Já as fronteiras marítimas são muito mais numerosas, e envolve países como Malásia, Austrália, Filipinas, Singapura, Palau, e ainda com os Estados da Índia: Nicobar e Andamão.

Pelo fato de a Indonésia se localizar entre os continentes da Ásia e da Oceania, o país é considerado uma nação transcontinental. Além disso, ele segue um regime de uma república, o que faz com que na Indonésia exista um presidente, um poder legislativo, sendo que ambos são escolhidos através do sufrágio universal, ou seja, eleição onde praticamente todas as pessoas possuem o direito de votar e de serem votadas nesses cargos públicos. A capital da Indonésia é Jacarta, cidade onde a população gira em torno de dez milhões de pessoas.

A indonésia é um dos países que participam e que auxiliaram na fundação da ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, e também é membro do grupo chamado G20, que reúne os ministros financeiros e a chefia dos principais bancos e instituições financeiras das dezenove maiores economias do mundo, mais a União Europeia. Por participar desse grupo, entende-se que a indonésia é um país com uma economia bastante significativa, sendo a décima oitava maior economia do mundo, e a décima quinta maior no que diz respeito especificamente ao poder de compra e sua paridade. Todos esses pontos são um reflexo de como a Indonésia atua como um pilar no comércio, e isso não é recente, vindo de muitos e muitos anos atrás, como nos séculos VI e VII, onde o antigo império passou a realizar parcerias e atividades comerciais com países como a Índia e a China.

Ainda que a Indonésia possua uma população grande e consequentemente uma densidade populacional consideravelmente alta, existem várias regiões do país que ainda se encontram desabitadas. Além disso, a Indonésia é um dos países com as maiores biodiversidades de todo o mundo, contando assim com uma imensa quantidade de espécie de vida diferente.

Sobre a parte política, cultural e religiosa da Indonésia, os principais modelos sofreram influência forte e direta do cristianismo, principalmente no começo. Porém, conforme o tempo foi passando, outras influências também foram sendo absorvidas, como a cultura dos reinos hindus e budistas, por exemplo. A partir dessas constatações também é possível observar como a história da Indonésia foi muito construída pelos poderes de pessoas estrangeiras que, de modo geral, sempre tinham como objetivo a exploração e a utilização dos amplos recursos naturais do país, que chamam muito atenção, já que a Indonésia é um país muito rico nesse aspecto. Isso contrasta fortemente com a situação de sua população, na qual a maioria é de baixa renda.

A influência dos estrangeiros se deu também pelos comerciantes árabes e muçulmanos, que levaram para o país o Islamismo, por exemplo, que hoje em dia é a religião predominante no país. Já os imigrantes europeus levaram o cristianismo para lá, e mais do que isso, tentaram fazer um regime de monopólio do comércio de especiarias das ilhas. A Indonésia só conseguiu sua total independência depois da Segunda Guerra Mundial, e daí em diante a história do país é marcada com outros tipos de problemas, principalmente os que envolvem catástrofes naturais, movimentos separatistas, corrupção política e mudanças repentinas e drásticas na economia.

Bandeira de Indonésia

Bandeira de Indonésia

Depois de passar por tantos desafios, a Indonésia é, atualmente, uma república unitarista, que conta com mais de duzentos e cinquenta milhões de habitantes, espalhados por trinta e três províncias, o que faz com que a Indonésia seja o país mais populoso de todo o mundo.

A nomenclatura do pais é originada do idioma grego, surgida através da junção dos termos “indós” e “nesus”, que significa algo próximo a “ilha índica”. Porém, existem outros estudos que apontam que a palavra “Indonésia” é utilizada como um sinônimo para “arquipélago malalo” ou ainda “arquipélago indiano”.

Índice De Desenvolvimento Da Indonésia

Índice De Desenvolvimento Da Indonésia

Índice De Desenvolvimento Da Indonésia

No que diz respeito a economia, a Indonésia se encontra em constante desenvolvimento, principalmente na parte da agricultura, onde os cultivos mais relevantes são o milho,o café, o cacau, a banana, o arroz, a cana de açúcar, o tabaco, entre outros. As riquezas minerais também são aspectos bem fortes, já que o solo indonésio torna possível a extração de ouro, cobre, níquel, bauxita, gás natural e petróleo. Já o setor industrial é bem forte na parte eletrônica, de tecidos, de cimento, de pneu, de celulose e as mineradoras que já foram citadas. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é de 0,600.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.