Canadá para Brasileiros Aposentados

O Canadá

O Canadá é um país que se localiza em uma grande parte do continente norte americano e que se estende o Oceano Atlântico, na região leste, ao Oceano Pacífico, na região oeste. Na parte norte, o Canadá é delimitado pelo Oceano Ártico. O país é o segundo maior do mundo, no que fiz respeito a área total, ficando atrás apenas da Rússia. Outro fato marcante é que a fronteira que o Canadá faz com os Estados Unidos no sul e no noroeste é considerada a fronteira terrestre mais extensa de todo o mundo.

As terras que o Canadá ocupa já são habitadas há muitos e muitos anos por vários povos aborígenes. A exploração se iniciou com as expedições portuguesas, francesas e britânicas, no final do século XV, que mais tarde foram se estabelecendo ao longo de toda a costa atlântica do país.

Atualmente, o Canadá é de fato uma federação, ou seja, é um Estado constituído por diversos territórios autônomos e com governo próprio. Ele conta com dez províncias e três territórios. O Canadá é uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, ou seja, tem um sistema de governo democrático onde a base da legitimidade é o poder legislativo, e se contraria a monarquia tradicional no fato de que não tem caráter absolutista, tendo apenas um rei eleito ou hereditário como chefe de Estado, porém, há uma constituição que faz essa limitação de poder. Nos dias de hoje a chefe de Estado é a Rainha Isabel II.

Essa presença da monarquia faz com que os laços históricos entre o Reino Unido e o Canadá seja simbolizado e marcado.

O Canadá é um país considerado multicultural, contando assim com muitas culturas em uma só região, mas ainda possuindo uma que é predominante. Além disso, é um país bilíngüe, onde as duas línguas oficiais são o inglês e o francês.  O Canadá é também considerada uma nação altamente desenvolvida, ou até mesmo uma das mais desenvolvidas de todo o mundo, com uma economia bastante diversificada, mas bastante dependente da exploração de recursos naturais e também do comércio, principalmente com os Estados Unidos, que é um país com o qual o Canadá possui laços estreitos e até mesmo complexos.

O país é membro de várias organizações e grupos bastante importantes, como o G7 – Grupo dos Sete, que engloba as sete mais avançadas economias do mundo; o G20 – Grupo formado pela chefia e ministros dos bancos centrais das dezenove maiores economias do mundo mais a União Europeia; OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte; OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; OMC – Organização Mundial do Comércio; Comunidade das Nações; OEA – Organização dos Estados Americanos; APEC – Cooperação Econômica Ásia Pacífico; Nações Unidas.

O Canadá ocupa uma grande parte do norte da América do Norte, fazendo fronteira terrestre ao sul com os Estados Unidos e a noroeste com o estado do Alasca. Mesmo contando com um imenso território, o Canadá – desde 1925 – reivindica uma porção do Ártico para si, porém, isso não é reconhecido mundialmente. A densidade populacional do Canadá é de aproximadamente 3,3 habitantes por metro quadrado, e isso faz com que seja uma das mais baixas de todo o mundo.

O litoral do Canadá é bem extenso, e o país conta ainda com oito regiões florestais diferentes, entre elas a vasta floresta boreal, que é típica de locais com clima continental fria e polar. O clima ao longo de todo o país é muito variado, pois há uma grande variedade de vegetação, geografia, ecologia e relevo no país, e todos esses fatores influenciam fortemente no clima como um todo.

Turismo no Canadá

Turismo no Canadá

Mesmo com toda essa variação, o inverno canadense pode ser bastante rigoroso em várias regiões, principalmente no interior e nas pradarias, que contam com um clima continental. Lá as temperaturas diárias média ficam em torno de quinze graus negativos, mas podem atingir até mesmo quarenta graus negativos, o que deixa a sensação térmica ainda mais fria. Nas regiões mais ao interior do país, a neve pode estar presente por quase metade do ano constantemente.

Melhores Cidades Do Canadá Para Aposentados Viverem

Chega um momento da vida, onde se torna necessário pensar de verdade na aposentadoria, e isso principalmente para pessoas que tem o desejo de passar essa fase da vida em algum lugar tranqüilo e com qualidade de vida. Já se sabe que o Canadá é um destino super favorito de muitos intercambistas, que em geral são pessoas mais novas, e o que pode surpreender é que lá também é um local muito interessante para os aposentados. Muitos aposentados prezam principalmente por fatores como clima ameno, sistema de saúde eficiente, boa infraestrutura, baixo índice de criminalidade, entre outras coisas.

Como o Canadá é um país com cidades heterogêneas e que conseguem agradar os mais diversos tipos de pessoa, além de na maioria das cidades ser possível praticar esportes, caminhar e fazer compras de modo muito seguro e tranqüilo, esse pode ser um ótimo destino. Abaixo serão citadas algumas cidades canadenses que valem a pena a pesquisa e a busca de maiores informações, como possíveis locais indicados para se viver ao se aposentar.

  • – Victoria;
  • – Kelowna;
  • – Vernon;
  • – Comox;
  • – Niagara on the Lake;
  • – Toronto;
  • – Kingston;
  • – Stratford;
  • – Collingwood;
  • – Port Credit;
  • – Ottawa;
  • – Burlington;
  • – Oakaville;
  • – Moncton;
  • – Rimouski;
  • – Calgary;
  • – Quebec;
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.