Responsável por ligar o motor à caixa de câmbio, a embreagem permite a troca de marchas em carros que não são automáticos. A embreagem tem uma vida útil, é um componente de desgaste no carro, sua troca acontece dependendo da forma de uso, se o carro é usado mais em estradas, a troca acontece geralmente a cada 25.000 Km, agora, se o carro for usado mais nas cidades, acorre a cada 10.000 Km. A embreagem é composta por itens como disco, platô, garfo e colar; são itens de desgaste e devem ser trocados mediante alguns sintomas, como os descritos abaixo.
Quando o sistema perde a eficiência, começa a patinação. Se estivermos em uma ladeira acima e o motor gira em falso quando tiramos o pé da embreagem, às vezes até apaga o carro, isso é patinação de disco.
Ruídos estranhos quando acionamos a alavanca, trepidações, arranhar na hora de trocar as marchas, mesmo que pisando fundo na embreagem, é o cabo que está com problema.
Se a embreagem começa a ficar dura, é sinal de defeito no sistema e que algum item precisa ser trocado. São sintomas comuns e se ocorrerem, procure seu mecânico e providencie a troca, senão prejudicará outros componentes.