Principais Operadoras de TV por Assinatura no Brasil

NET: Serviços de Comunicação

NET é a maior operadora de televisão a cabo na América Latina. A empresa registrou cerca de 5,4 milhões de assinantes em 2012. Opera também a banda larga de serviços de internet que tem (4,9 milhões de clientes) e telefone por cabo (2,5 milhões). Iniciou as atividades em 1991 no Brasil, por Roberto Marinho. Em março de 2005, a Embratel, subsidiária da mexicana Telmex, assumiu o controle acionário da NET, pagando 570 milhões de reais. Ações da empresa são negociadas na Bovespa, faz parte do índice Ibovespa. A empresa anunciou no final de 2006 que iria comprar a Vivax, em seguida, segunda maior  empreendimento de cabo do país. A transação foi aprovada em maio de 2007 e concluída no mês de junho de 2007. Lançamento da marca Net nas áreas da Vivax foi concluído em dezembro do mesmo ano. Em 10 de agosto de 2010, a NET se tornou a primeira operadora a cabo no Brasil a oferecer serviços para América Latina inteira. O serviço de banda larga oferece as seguintes velocidades: 512 Kbps, 01 Mbps, 10 Mbps, 20 Mbps e 100 Mbps em quase todos os locais da área de cobertura da empresa. O net Vírtua está disponível nas cidades de 20 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Distrito Federal.

SKY Brasil

SKY Brasil é uma empresa que opera serviço de televisão por assinatura em terras nacionais. Ela produz conteúdo e possui vários canais de TV. Existem 7% do capital pertences e operados pela Rede Globo. O resto é de propriedade da DIRECTV. SKY México foi fundada em 25 de julho de 1996, uma joint venture entre a British Sky Broadcasting (BSKYB), News Corporation, Liberty Media e Grupo Televisa. Ao mesmo tempo estava sendo criada no Brasil, onde se envolveu com BSKYB: News Corporation, Liberty Media e Organizações Globo. Em maio de 2000 a empresa tinha estendido por todo o resto da América Latina. O lançamento na América Central, Argentina e Colômbia. Porém, durante a crise e calote argentino, em 10 de julho de 2002, com mais de 52.000 assinantes, Sky Argentina encerrou as operações. No decorrer da década, a maioria das operações Sky na América Latina foi remarcada para DIRECTV, com exceção das operações mexicanas e brasileiras, que em 2005 resolveram permanecer com o termo da função nacional nos respectivos países. Sky Brasil é 93% detida pela DIRECTV e 7% por Organizações Globo. Em 2012, a empresa atingiu mais de cinco milhões de assinantes, se classificando em segundo lugar no número de assinantes brasileiros. Em maio de 2009, a Sky Brasil lançou seus primeiros canais HDTV com 1080i de resolução (exceção do ESPN HD que transmite em 720p).  Em setembro de 2011 a Sky Brasil tinha 39 canais em pleno HDTV.

SKY Brasil

SKY Brasil

SKY Livre: Decodificador digital com canais de televisão de acesso livre e pacotes de canais pré-pagos opcionais

Cine SKY: Serviço de aluguel de filmes;

Cine SKY HD: Serviço de VIDEO On Demand;

SKY Online: Serviço de TV Everywhere;

SKY Banda Larga (Sky Broadband); Internet 4G via modens USB sem fio;

Tune SKY: Canais de áudio online via IOS;

Viva SKY: Programa de fidelidade.

CLARO TV

Claro TV (antes Via Embratel) é operadora de televisão paga no Brasil. O serviço é fornecido pela Embratel e Claro. Seu sistema de transmissão é DTH (Direct to Home), canais criptografados pelo sistema Nagravision “3”. A recepção é feita via antena minissatélite, receptor DVB-S2 e autenticação de assinantes por cartão de acesso condicional. Em outubro de 2011, Via Embratel atingiu dois milhões assinantes! Em Porto Rico a Claro implanta o Vrads a fim de lançar o serviço IPTV, que vai funcionar em paralelo com o seu serviço atual satélite.

OI TV

Anteriormente conhecido como Telemar, é a maior das empresas das telecomunicações de telefonia no Brasil e a segunda na América Latina, conforme afirma o site da empresa. Sede no Rio de Janeiro. Oi junto com a Telemar Internet Ltda. (Oi Internet) e Companhia AIX Participações SA são subsidiárias da Tele Norte Leste Participações SA (Tele Norte Leste Holding Company ou “TNL”). Oi (Telemar) foi formada como Tele Norte Leste que se fundiu de dezesseis estatais incumbentes e taxas de operadoras locais durante a privatização do sistema brasileiro de telecomunicações. Na prática cada operadora serve um estado brasileiro em particular na parte do norte, nordeste e sudeste. Na dissolução da Telebrás em 1998 também foi vendido um consórcio liderado pela construtora brasileira Andrade Gutierrez (21,2%) e Inepar Holdings (20%), bem como outros investidores institucionais e individuais. Os plano gerou pagou 3.434 milhões de venda. Inicialmente, a Telemar foi autorizada a oferecer apenas serviços de voz e dados locais de longa distância interestadual. Hoje, Telemar e suas controladas oferecem local, longa distância e serviços de voz e dados internacionais, além da crescente rede de telefonia móvel.

Em 2009 a Oi registrou 22,2 milhões de linhas fixas em serviço, 31,7 milhões de celulares de clientes, 04 milhões de assinantes ADSL e cerca de 50 mil funcionários. Os estados que formaram a base da Telemar em seu início eram: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima, o que corresponde a 65% do território brasileiro e 20 milhões de domicílios. As ações da Oi são negociadas na Bovespa e fazem parte do índice Ibovespa. Em abril de 2006 foi anunciado que a Telemar teria que se reestruturar e se fundir em três holdings em uma única empresa, que teria sido nomeado ou Telemar Participações SA, ou Oi Participações. No entanto, esses planos fracassaram, uma vez que não houve consenso entre os acionistas. Mas em 1º de março de 2007, a Telemar rebatizou a “Oi” e reunificou todas as empresas e serviços sob o guarda-chuva. Empreendimento conhecida no campo legal como “Telemar Norte Leste SA”, da “Tele Norte Leste Participações SA” e “Telemar Participações SA”.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.