Melhor Impressora: Jato ou Laser?

A cada nova temporada, as grandes marcas lançam produtos com novas funcionalidades para que os principais problemas dos usuários sejam resolvidos. Também existe a multifuncionalidade proporcionada não somente nos aparelhos como também pelos softwares que trazem adicionais consideráveis. Porém, os consumidores dever ter em mente que existem diferenças consideráveis entre os modelos. Escolher impressora laser ou a tinta? Eis a questão!

Melhor Impressora: Jato ou Laser?

Melhor Impressora: Jato ou Laser?

• Renovação Tecnológica

No mercado da atualidade os grandes problemas encontrados nos modelos convencionais estão acabando. Os formatos a tinta estão rápidos e podem satisfazer com êxito as demandas existentes em escritórios pequenos, sendo que antes eram direcionados apenas ao uso doméstico. Neste mesmo passo de evolução caminham as impressoras Laser que além de mais leves, são pequenas e perfeitas às empresas pequenas.

• Antes de Realizar as Compras é Necessário Ficar Atentos com Aspectos Básicos:

01: O que será impresso? Existem diferenças nos formatos de máquinas para imprimir textos, fotos, apresentações, fotos, ou mesmo todos os elementos ao mesmo tempo.

02: Quanto será impresso na média diária?

03: Necessário compartilhar a impressora com outros setores?

04: Nível de multifuncionalidade? Há modelos que trazem adicionais, como no caso das copiadoras que funcionam da mesma maneira da máquina Xerox.

05: Quantidade de cores que impressora pode trabalhar?

06: Velocidade de trabalho do aparelho?

• Vantagens das Impressoras a Jato

A qualidade das impressões nas fotos representa o grande ponto a favor do modelo. Seu método de produção permanece o mesmo, com apenas um diferencial, a velocidade com que o jato de tinta é trabalhado no papel. O ambiente corporativo está sendo conquistado pelos novos modelos de impressoras a jato que trabalham com rapidez e traz resultados qualitativos. Impressoras multifuncionais a jato estão ganhando das produções que trazem apenas funções únicas. Vale ressaltar que existem modelos de tintas pretas capazes de imprimirem textos com qualidade de texto acima do convencional. Há outras tinturas especiais que permitem maior nível de detalhes nas fotografias. A maioria dos especialistas aponta que impressoras a jato são melhores do que aquelas com sistema laser na suavidade entre as transições das cores. Existem os papéis especiais feitos para os respectivos formatos de impressora que trazem melhores resultados na nitidez das tonalidades. Fica provado que não é necessário ser formado em fotografia para obter os melhores resultados. Ótimas opções para empresas que precisam imprimir conteúdo promocional trazendo imagens. Simplicidade nos sistema das impressoras a jato também merece destaque positivo. Normalmente os formatos dos gêneros são menores e leves, além de trazerem manutenção barata e simplificada. São mais baratas do que as impressoras a laser.

• Desvantagens das Impressoras a Jato

Mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico as impressoras a jato ainda trazem desempenho inferior na agilidade, com nível mediano na maioria dos grandes lançamentos. Com o passar do tempo, a velocidade da impressão dos modelos ficam piores. De certa forma, o tempo representa um castigo. A qualidade da impressão também fica inferiorizada. Os jatos de tintas podem deixar os textos com tons acinzentados. Consumidores precisam dar preferência aos modelos que possuem sistema para a tinta preta baseado em pigmentos ao invés de corantes. Para obter o poder máximo nas fotos é preciso selecionar a opção mais alta da qualidade de impressão no painel de controle da impressora. O manuseio do papel representa outro problema. Grande parte dos lançamentos está direcionada ao uso residencial ou comercial de pequeno porte. As bandejas têm capacidade para sustentar entre cinquenta e duzentas folhas durante o trabalho. A simplicidade das bandejas pode ser medida como aspecto negativo. Algumas unidades não trazem esta estrutura, outras se limitam a pedaços de plásticos frágeis. Os modelos com o formato desenvolvido podem custar o dobro do preço.

• Vantagens da Impressora Laser

Os grandes negócios precisam de impressoras laser e LED. Movimentação rápida para imprimir a imagem no tambor rotativo. No processo que engloba alto calor. A imagem atrai o toner transferido ao tambor. Estão disponíveis em variedades de preço e modelos, inclusive para residências. A precisão do texto simboliza vantagem que merece ser destacada. Podem se destacar nas impressões de gráficos simplificados que não tragam grandes variações de cores sólidas. Podem trazer maior qualidade quando são utilizadas folhas com superfície lisa por sustentarem melhor o alto calor proporcionado no trabalho feito pelo fusor e toner. A velocidade faz parte das características destas impressoras. Porém, melhor ficar com os olhos atentos aos modelos mais baratos que podem pecar neste quesito considerado essencial. Consegue imprimir em grande quantidade altos volumes de trabalhos sem demonstrar nenhum problema com a qualidade da impressão em todas as folhas. Algumas impressoras a laser trazem capacidade para trabalhar com até trezentas folhas na bandeja. Podem trazer opções adicionais com recursos diferenciados como a duplexação automática – impressão do mesmo trabalho nos dois lados da folha.

 • Desvantagem da Impressora Laser

A qualidade das fotos continua se mantendo como principal problema das impressoras a laser. As cores não saem conforme a visualização no monitor. A tecnologia ainda não encontrou fórmula ideal para que as impressoras trabalhem em alta quantidade e qualidade nas tonalidades. Os pequenos gráficos não trazem problemas, mas as fotos ou artes com características estéticas não saem com a perfeição desejada mesmo pelos amadores. Impressoras lasers em preto e branco possuem ainda pior qualidade nos retratos. Existem modelos que suportam papéis grossos. No entanto, a maioria dos papéis sensíveis não pode ser usada no sistema de impressão.

O peso e tamanho das máquinas ocupam muito espaço e dificuldade do manuseio. Impressora laser leve custa quase o dobro das tradicionais oferecendo poucos recursos adicionais. As impressoras lasers em preto e branco são ótimas para o gerenciamento. Fato que não acontece com os formatos coloridos cheios de complexidades. Necessário trabalhar com quatro cartuchos diferentes, além do cuidado com o sistema que trabalha com o toner e os tambores. Algumas empresas proíbem a impressão em colorido para os funcionários por causa do alto custo gerado pelo modelo. O cálculo da tinta e do toner é complicado de ser feito. Fique atento com os softwares que servem como controle dos recursos coloridos. Alguns deles são difíceis de serem manuseados, disponibilizado apenas em inglês.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.