Como Montar uma Empresa

Durante o nosso dia a dia é sempre muito comum nos depararmos com pessoas que afirmam não estarem satisfeitas com seu emprego, sempre reclamam por vários motivos e afirmam que seu sonho era montar um negócio próprio. Porém, ao contrário do que muitos imaginam ser empresário não é tarefa simples, requer dedicação em tempo integral.

Além disso, a preocupação que o empresário passa diariamente é algo que um profissional que trabalha como funcionário nunca irá saber, pois o funcionário se preocupa apenas com suas contas pessoais, já o empresário se preocupa com suas contas pessoais e também com as contas pessoais de todos os seus funcionários e também da empresa.

O psicológico e emocional pode falar alto quando o assunto é sucesso empresarial, por isso, antes de abrir uma empresa você precisa se sentir preparado para tal responsabilidade. Lembrando que nesse momento seu pensamento não pode estar cheio de sonhos e alucinações, como no caso de ficar rico do dia pra noite ou qualquer outro pensamento que está totalmente fora da realidade.

Com todos os pensamentos em ordem e se sentindo preparado para abrir seu próprio negócio, uma dica interessante é que você invista num segmento que você já conheça e que, de preferência, tenha conhecimento técnico e melhor ainda se tiver experiência nessa área.

Se Liga Nas Dicas

Se Liga Nas Dicas

Invista na Infraestrutura

Comece a investir na infraestrutura de sua empresa e pense no obvio que a aquisição de maquinários ou ferramentas que irão fazer com que sua empresa consiga se desenvolver. Se preocupe de primeira mão somente com essas ferramentas e maquinários, pois são os principais responsáveis por gerar receita dentro de sua empresa. Depois de tudo adquirido, você pode começar a se preocupar com o local onde sua empresa será colocada, sendo também a hora de decidir se você irá pagar aluguel ou irá investir em um local para funcionar como sede de sua empresa.

Primeiramente, uma dica interessante é começar pagando aluguel, pois investir pesado numa sede não é algo que deve ser feito em uma empresa que está acabando de entrar no mercado. Leve em consideração o nicho em que sua empresa atua e procurem quais são as melhores regiões da cidade ou estado para criar a sede de sua empresa. Esteja ciente de que algumas empresas falem em questão de tempo, principalmente quando é escolhido um local que não oferece tanto volume de venda para a área de atuação para essa determinada empresa.

Coloque os Planos em Prática

Com todos os equipamentos e infraestrutura prontos é hora de colocar todos os planos em prática. Caso sua empresa trabalhe por produção para vendas em varejo, uma dica interessante é começar com uma baixa produção e procurar por outras empresas que adquiram seus produtos em atacado. Mesmo que traga um lucro menor no final do mês, pode ser uma ótima segurança, principalmente para o começo da atuação da empresa. Isso acontece porque a nova empresa passa pelo período de amadurecimento, esse período pode durar de 6 meses a 2 anos, dependendo do nicho em que estiver inserida.

Trata-se de um período em que a empresa precisa de dinheiro do próprio empresário para manter os gastos. Depois desse período, a empresa já começa a cobrir seus gastos e também apresentar resultados, já oferecendo algum dinheiro ao empresário. Lembrando que, durante essa etapa de amadurecimento, você deve legalizar sua empresa. Procure trabalhar com o MEI antes de abrir uma firma, a não ser que seu nicho exija uma grande quantidade de profissionais. Nesse caso, realmente é necessário abrir uma firma, pois o MEI oferece suporte apenas para uma contratação de profissional.

Se Liga Nas Dicas

Se Liga Nas Dicas

A Importância da Administração

A administração de sua empresa também é algo que pode fazer a diferença, tanto em curto quanto em longo prazo, uma dica interessante é ter um controle de caixa e estoque. Marque sempre tudo o que entra e sai da empresa, assim como os valores adquiridos diariamente para que não hajam erros no final do mês.

Alguns novos empresários também têm dificuldades em controlar o dinheiro pessoal e o dinheiro da empresa. Por isso, estipule um salário semanal para você, dessa forma você não correrá riscos de tirar o dinheiro do fluxo de caixa e também de qualquer eventualidade que venha a acontecer, como no caso da reposição de estoque.

Oferece um Produto ou Serviço de Qualidade

Combine com todos os que vão trabalhar na empresa de sempre tentar fazer o máximo possível para manter a qualidade tanto nos produtos quanto no atendimento (principalmente se você trabalhar diretamente com os clientes). Essa é uma característica que os clientes prezam muito e muitas empresas se destacam devido a seu bom atendimento.

Mantenha sempre um contato amigável com os profissionais que trabalham em sua empresa, pois você não é superior a eles e também não é necessário se omitir em casos onde você percebe que o serviço está sendo feito errado, porém nem sempre oferecer dicas é algo que os profissionais levem para o lado negativo.

Conte com a Ajude de Familiares

Caso você tenha esposa e filhos, uma dica interessante é colocar ambos também para atuar na empresa, para que se torne uma empresa de ambiente familiar. Isso facilita principalmente no começo, em que os gastos devem ser cortados e esses integrantes podem ser uma ótima opção para oferecer mão de obra especializada e com baixo custo.

Esteja cientes de que controlar uma empresa não é simples, principalmente quando a mesma passa por problemas financeiros. Lembre-se de que mesmo com um bom controle nas finanças, nunca aposte tudo o que você tem em compras de alto valor, principalmente que não esteja ligado à empresa.

As empresas geralmente contam com o fluxo de caixa bastante diversificado, um mês pode ser ótimo e o outro o pior de todos os tempos. Por isso, sempre mantenha um controle, principalmente em relação a financiamentos ou pagamento de parcelas mensais que gaste muito dinheiro que deve ser retirado do caixa da empresa.

Para gastos pessoais, mantenha sempre o padrão de fazer um salário para você, o restante sempre guarde na conta da empresa com a finalidade de criar capital de giro e também para manter certa segurança financeira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.