Saneamento Básico

O grande problema para erradicar as distorções ambientais que se forma em uma área em desenvolvimento populacional, e que ocorre geralmente em função da criação de uma indústria, como a Maguary, em Bonito, interior de Pernambuco e que em pouco tempo se tornou uma cidade com maior população do que a cidade mãe, (São Joaquim do Monte – Pernambuco) é sem dúvida a falta de uma análise ambiental preventiva, para que os administradores da cidade que foi se formando, dessem aos moradores as condições necessárias de conforto e bem estar social advindo de um saneamento básico em condições de eliminar qualquer risco à saúde. O fato de nossas cidades não serem planejadas e sem uma analise ambiental previa, cria problemas quase insolúveis como poluição.

Saneamento Básico

Saneamento Básico

No caso da água, fator primordial de um saneamento básico, muitas vezes não existe fonte fornecedora capaz de sustentar o consumo na área programada, havendo a necessidade então de ir buscar esse recurso em uma localidade mais distante, o que implica em mais gastos e por isso, muitas vezes empresas pedem dinheiro ao governo. Reafirmo que o fator básico para o saneamento de uma cidade, seja ela do porte que for, é a água, pois sem ela não existe vida e vida é saúde. Não podemos falar em qualidade de vida, em saúde e bem estar social, se a área em que vivemos não for beneficiada por um correto e eficiente saneamento básico, com uma eficaz canalização de seus esgotos, com estações de tratamento adequadas a necessidades da evasão efluxos cloacais até as fontes receptoras que são: rios, lagos, lagoas ou o mar, destino final de todos os dejetos produzidos pelo homem que ainda não aprendeu a viver em harmonia com a natureza e o meio ambiente, não concientizando-se de que somos os responsáveis por todos os danos causados ao nosso planeta, macro sistema que engloba todo o sistema de vida: o mineral, o vegetal e o animal.

O que é Saneamento Básico

O que é Saneamento Básico

Acredito que seja brincadeira sem noção, o que o homem faz de prejudicial ao meio ambiente, por isso precisamos com urgência priorizar em nossas escolas como matéria oficial o estuda da Ecologia. Em uma recente pesquisa de um Jornal no Rio Grande do Sul, apareceu um dado dizendo que apenas l7% da juventude brasileira tem noção de Ecologia e apenas 7% sabem defini-la, muitos sequer sabem da importância do saneamento básico para o meio ambiente.

Saneamento Básico no Brasil

Saneamento Básico no Brasil

Mas vamos ser pessimistas, vamos acreditar na nossa juventude, onde muitos pelo menos já discutem os problemas relacionados ao meio ambiente. O saneamento básico tem muito a ver com a qualidade de vida de qualquer cidadão que, por exemplo, queira ver fotos divertidas de gordinhos saudáveis que se criaram na harmonia existencial de sua família, com o meio ambiente saudável e gerador de progresso e felicidade. Saneamento básico deve constar em todo programa político que realmente almeja o bem estar social de sua comunidade.

5 comentários

  1. KLINGER MORAES TOTTI

    Embora ache no meu entendimento, pouca vontade e investimento errado em muitas aplicações, vê se uma Luz no fim do Tunel, tomara que todos nós tenhamos um dia uma qualidade de vida melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>