É sempre um caso de difícil assistência, se você ou seu amigo é viciado em drogas. Não desista! Há milhões de outros viciados ao seu redor que foram capazes de se recuperar e levar uma vida cheia de conteúdo. Se há uma coisa certa naqueles que se livram do vício, é que se deve continuar. Pode demorar mais para uns do que para os outros, mas é perfeitamente possível se livrar da dependência.
Admissão: o início de tudo
Um ponto de partida é admitir que você tem um problema. Muita gente pula esta etapa. Eles podem dizer que está viciado em drogas por causa de uma amiga, da esposa, do stress, mas fazer isso não ajuda a sua situação. Você pode mudar seus pensamentos, e este é o lugar para começar. Outros podem ter uma influência negativa sobre a sua vida particular, e a droga geralmente ataca esse aspecto primeiramente.
Você não tem que se sentir envergonhado por aceitar que os narcóticos atrapalham sua vida. Também não significa que foram as drogas que causaram todos os problemas da sua vida. Significa apenas que você está disposto a começar a ver como o uso das drogas pode estar afetando você.
Conversa: o segundo passo
É útil encontrar alguém para conversar com quem está em recuperação. Isso pode ser através de um programa, uma igreja, ou apenas de um amigo que já foi usuário e saiu do vício. Encontrar uma pessoa que te dê apoio que não irá pregar conselhos religiosos para você ou confrontá-lo, encontre alguém apenas para te ouvir. A recuperação envolve em enxergar o sofrimento em sua vida que a dependência química de substâncias tem causado. Envolve também a ver as coisas benéficas que foram experimentadas pelos outros que se tornaram sóbrios. Conversar com outras pessoas sobre as coisas benéficas que aconteceram, pode ser muito útil e motivadora.
Como em tudo na vida, determinação
Objetive em sua mente uma lista das coisas que você gostaria de ver melhorarem em sua vida pessoal e também na sua vida profissional. Imagine que você gostaria de estar ganhando mais dinheiro com seu trabalho. Talvez passar mais tempo com seus filhos no final de semana em vez de usar drogas. Até em evitar a prisão deve ser pensado, afinal você não está utilizando substâncias legais. Talvez você queira um novo carro, um iphone, ou uma nova remessa de roupas. Que tal se sentir bem ao invés de estar sempre mentindo para os outros?
Ajuda para Pacientes
O Al-Anon é uma associação que através da palavra falada proporcionam “força e esperança para os amigos e famílias de alcoólatras”. Muitos com dependência de drogas também tem um problema com o álcool. Embora esta associação ajuda as pessoas dependentes, eles devem ser utilizados pelas famílias daqueles que têm vícios. Se o seu amado tem problemas com remédios, você pode ir ao grupo de apoio local. Essas associações são semelhantes a programas de etapa, onde se sentam em grupos. Se você não sabe onde encontrar o grupo de Al Anon mais próximo, procure pela internet.