Purificador de Água

Existe uma grande discussão nos dias atuais sobre o uso da água da torneira ou a utilização dos modernos Purificadores De Água. De um lado os ambientalistas que defendem o uso da água das torneiras, de outro os fabricantes das inúmeras marcas de purificadores de água, e no meio de toda essa discussão a população, que não sabe até que ponto pode confiar na qualidade da água oferecida nas torneiras de nossas casas. A venda dos filtros de água, purificadores, equipamentos para tratamento de água e bebedouros aumentou em mais de 20% nos últimos 3 anos, números festejados pelos fabricantes das mais de 100 marcas desses modernos equipamentos disponíveis no mercado brasileiro.

Filtro Purificador de Água

Filtro Purificador de Água

Ao mesmo tempo esse crescimento assusta os ambientalistas porque a água mineral é um recurso natural não renovável e a extração desenfreada pode terminar com essas reservas de água natural, que são riquíssimos ecossistemas naturais, além disso, muitos modelos de purificadores de água utilizam galões de água mineral, que despendem recursos naturais na sua fabricação e ainda gera lixo, além da poluição causada pelo transporte desses pelo Brasil afora. Com todos esses argumentos os ambientalistas defendem a utilização da água da torneira e uma cobrança maior dos órgãos públicos na fiscalização da água fornecida, que na grande maioria das cidades é de muito boa qualidade. Defendem ainda a utilização de filtros ao invés de purificadores de água para eliminar alguma possível partícula que estejam na água. Os Agentes de Saúde estão sempre prontos para fiscalizar se está tudo em ordem.

Purificador de Água

Purificador de Água

É verdade que a água da torneira é mais barata e politicamente correta, uma vez que não prejudica o Meio Ambiente, mas os purificadores de água além de garantirem uma água de qualidade e saudável, também oferecem água gelada ou fresca, ao gosto de cada um. Esse conforto tem um custo é claro, mas a nossa população, consumista por natureza, tem pago esse custo sem recamar e os purificadores de água são cada vez mais comuns em repartições públicas, lojas, comércio e nas residências.
Um outro aspecto precisa ser levado em consideração quando discutimos o uso ou não de purificadores de água: a utilização de caixas de água em casas e prédios e encanamentos de água muito velhos.

Purificador de Água Soft

Purificador de Água Soft

Muitas vezes a água tratada pelas companhias de saneamento sai das estações em excelentes condições de saneabilidade, porém ao ficarem depositadas em caixas de água sem os cuidados básicos acabam por chegar às torneiras contaminadas. O mesmo acontece com os encanamentos muito velhos, especialmente para quem ainda tem canos de metal, que podem contaminar a água, nesses casos a utilização dos equipamentos para a purificação da água ou mesmo sua filtragem são essenciais para manutenção da Saúde. Para quem utiliza caixa de água em casa ou mesmo em prédios, é imprescindível periodicamente chamar uma empresa de higiene e limpeza de caixas de água, serviço normalmente executado por empresas de desentupimento, que fazem também a terceirização da limpeza com profissionais devidamente treinados e capacitados para a realização do serviço com segurança. Lembre, água é Saúde!

Veja também: Vestidos Famosas e Animais da Amazônia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário