Malefícios do Cigarro Para a Saúde

A pessoa pode comer cinco porções de frutas ou vegetais e ter dia de exercício físico regular – mas o comportamento saudável significa pouco se continuar a fumar. Em São Paulo existe a Lei que proíbe o fumo dentro de locais públicos fechados.

Os Malefícios

Os Malefícios

A cada dia que passa os ambientes de trabalho proíbem a fumaça de nicotina do ar. De acordo com o Ministério da Saúde os fumantes passivos podem ter riscos de saúde piores do que quem está fumando.

Por Que Parar de Fumar?

A maioria das pessoas sabe que fumar pode causar câncer de pulmão, mas também pode trazer outros tipos de câncer e doenças. Algumas delas escritas na parte de trás do cigarro com maneira publicitária que o governo encontrou para tentar diminuir o índice de fumantes brasileiros.

Fumar causa mais de cem mil mortes no Reino Unido a cada ano. Dessas, cerca de 42.800 são de cânceres, 30.600 de doenças cardiovasculares e 29.100 morrem lentamente de enfisema e outras doenças pulmonares crônicas.

Como Cigarros Danificam a Saúde?

Doença “cardiovascular” no coração e circulação;

O cigarro contém mais de 4000 compostos químicos e pelo menos 400 substâncias tóxicas;

Ao inalar um cigarro se queima 700°C, na ponta e em torno de 60°C no núcleo. Esse calor produz várias toxinas;

Substância cancerígena;

Nicotina é viciante e aumenta os níveis de colesterol do corpo;

Monóxido de carbono reduz o oxigênio no corpo;

Componentes do gás e as fases de partículas causam distúrbio pulmonar obstrutiva crônica;

O tabagismo reduz a expectativa de vida de sete a oito anos;

Em média cada cigarro fumado se equivale a menos um de vida.

Você Sabia?

Em média, cada cigarro diminui a vida de um fumante por cerca de onze minutos. Das 300 pessoas que morrem todos os dias no Reino Unido, como resultado do hábito de fumar, muitos são fumantes jovens de modo relativo.

O número de pessoas com idade inferior a setenta anos que morrem de doenças relacionadas ao fumo ultrapassa o valor total de mortes causadas por câncer de mama, AIDS e dependência de outras drogas lícitas, como o álcool, por exemplo.

Principais Doenças Causadas por Tabagismo

01-Doença cardiovascular: Principal causa de morte devido ao tabagismo. Endurecimento das artérias é processo que se desenvolve ao longo de anos, por causa do excesso de colesterol e outros depósitos de gorduras nas artérias;

Fumar acelera o processo de endurecimento e estreitamento nas artérias;

Coágulos sanguíneos no coração e cérebro são as causas mais comuns de morte súbita;

Trombose coronária: Coágulo de sangue nas artérias irriga o coração, o que pode conduzir a um ataque cardíaco.

Trombose cerebral: Navios para o cérebro podem se tornar bloqueadas, o que pode levar ao colapso derrame e paralisia. Danos ao fornecimento de sangue ao cérebro são causas importantes da demência.

Bloqueio para o fornecimento vascular para as pernas pode conduzir a gangrena e amputação.

Fumantes tendem a desenvolver trombose coronária dez anos mais cedo do que as pessoas não fumantes.

2-Câncer: Fumantes são mais propensos a ter câncer do que as pessoas não fumantes. A ligação entre o fumo e os danos cancerígenos no pulmão é clara. Noventa por cento dos casos de câncer de pulmão ocorrem por causa do tabagismo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Se ninguém fumasse o câncer de pulmão seria um diagnóstico raro, apenas 0,5 por cento das pessoas que nunca tocaram um cigarro desenvolveriam câncer de pulmão. Um em cada dez fumantes moderados morre por dia.

Quanto mais cigarros você fuma em um dia maior o risco de câncer de pulmão. Da mesma forma, a chance aumenta quanto se inala. Para ex-fumantes leva cerca de quinze anos antes de o risco de câncer de pulmão cai para a mesma que não fumantes

Se você fuma, o risco de contrair câncer de boca é quatro vezes maior do que para um não fumante. Outros tipos de cancerígenos que são mais comuns em fumantes são:

Câncer de bexiga

Câncer de esôfago

Cancro dos rins

Cancro do pâncreas

Câncer de colo uterino

DPOC: Malefícios do Cigarro

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um termo coletivo para um grupo de condições que tornam o fluxo de ar e a respiração mais difícil, tais como: Enfisema (falta de ar) e bronquite crônica (tosse com grande quantidade de muco, que continua durante pelo menos três meses).

O tabagismo é a causa mais comum de DPOC no mundo, responsável por oitenta por cento dos casos. Estima-se que 94 por cento dos fumantes têm enfisema quando os pulmões são examinados após a morte, enquanto que mais de noventa por cento dos não fumantes têm pouco ou nenhum.·.

DPOC normalmente começa entre as idades de 35 e 45 anos, quando a função pulmonar começa a declinar de qualquer maneira.

Parar de Fumar Pode Ajudar?

A lesão pulmonar da DPOC é permanente, mas deixar de fumar em qualquer fase reduz a taxa de declínio da capacidade do pulmão. Em fumantes, a taxa de declínio da função pulmonar pode ser três vezes maior do que a tarifa normal.

Conforme a doença progride, os problemas respiratórios graves podem exigir cuidados hospitalares. A fase final é a morte de falta de ar lenta e progressiva. Outros dos milhares de riscos causados pelo fumo.

Você Sabia?

Um único cigarro pode reduzir o fornecimento de sangue para a pele por mais de uma hora.

Fumar aumenta a pressão arterial, o que pode causar hipertensão arterial (pressão alta), um fator de risco para ataques cardíacos e derrames.

Casais que fumam são mais propensos a ter problemas de fertilidade do que os casais não fumantes.

Tabagismo piora a asma e neutraliza medicamentos para por piorar a inflamação das vias aéreas que a medicina tenta aliviar.

Os vasos sanguíneos no olho são sensíveis e podem ser danificados pela fumaça, causando aparência vermelha e coceira.

Fumantes pesados são duas vezes mais propensos a ter degeneração macular, resultando na perda gradual da visão.

Os fumantes correm um risco de catarata.

Fumar aumenta o risco de doença periodontal, que causa inchaço da gengiva, mau hálito e queda dos dentes.

Fumar provoca um sabor ácido na boca e contribui para o desenvolvimento de úlceras.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.