O Que é Um Druida Ou Druidismo?

O Que é Um Druida?

Os druidas e druidesas faziam parte da sociedade celta e tinham como principais funções aconselhar, ensinar, realizar atividade filosóficas e jurídicas. Não existe um consenso entre os estudiosos sobre a origem da etimologia da palavra, druida, porém, muitos concordam que essa palavra parece ter origem em oak que significa carvalho e wid que quer dizer saber.

Dessa forma o termo druida significaria algo como o conhecimento do carvalho. Pelo fato de o carvalho ser uma das mais antigas e importantes árvores de uma floresta representa as demais de forma simbólica e por isso foi a escolhida para o termo. A ideia é que aquele que possui o conhecimento do carvalho tem o conhecimento de todas as demais árvores.

O Que é Um Druida?

O Que é Um Druida?

O Que é Druidismo?

Sob a visão cristã entendemos que os druidas eram sacerdotes, porém, isso não é toda a verdade comprovada pelos textos clássicos. Nesses textos podemos observar que os druidas são apresentados como filósofos, mesmo presidindo rituais. Em geral o que causa confusão é exatamente o fato de os druidas presidirem esses rituais.

Um outro ponto que nos leva a entender que os druidas eram filósofos é o fato de que o Druidismo é uma filosofia natural. O Druidismo não é uma religião como o Cristianismo e o Islamismo, por exemplo. Dessa forma os druidas assumem o papel de regentes espirituais do ritual e conduzem a realização dos ritos.

Porém, é necessário que fique bem claro que os druidas organizam o ritual, mas não atuam como mediadores entre os homens e os deuses.

O Que é Druidismo?

O Que é Druidismo?

O Ciclo Da Vida

Uma das correntes de pensamento mais difundidas no mundo sobre a vida é que ela segue um curso linear: nascemos, envelhecemos e morremos. Porém, no druidismo assim como em outras culturas da Antiguidade a vida é entendida como um círculo ou mesmo uma espiral.

A grande busca do druidismo é encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a espiritual cuja fonte está presente na natureza. Sendo assim o druidismo reconhece oito períodos durante o ano, deste quatro são solares (masculinos) e quatro são lunares (femininos). Cada período é marcado por rituais especiais.

A Sabedoria Dos Druidas

A sabedoria druídica eram apreendida através de uma grande quantidade de versos que eram decorados. Os registros históricos chegam a dizer que seria necessário uns 20 anos de estudo para que os aspirantes a druidas completassem o seu aprendizado.

Acredita-se que houve um centro de ensino druídico na ilha de Anglesey (Ynis Mon, em galês). Porém, os estudiosos não tem ideia do que era ensinado nesse centro. Um grande pesar para quem busca estudar o druidismo é que da sua literatura oral nada restou.

Essa literatura oral era composta por fórmulas mágicas, cânticos filosóficos e até mesmo encantamentos. Até mesmo as diversas lendas sobre o druidismo chegaram até nós pela visão cristã e dessa forma fica difícil interpretar o sentido original das mesmas.

As Tradições Do Druidismos Que Persistem

Atualmente, algumas tradições druídicas ainda persistem, porém, são tradições que foram se adaptando ao longo dos anos. Em geral essas tradições acontecem no meio rural e incluem rituais de colheita, observância do Halloween (Samhaim) entre outras. Tradições que são partilhadas pela cultura de povos vizinhos.

Quais São As Funções Dos Druidas

Ser um druida exigia muito preparo e estudo, como o conhecimento era bem vasto os druidas foram divididos em seis classes diferentes cada uma com uma função e especialização. Na prática os druidas acabavam cumprindo todas as funções já que eram os únicos que detinham o entendimento da divindade. Conheça as diferentes categorias de druidas.

Druida-Brithem

Os druidas que estavam nessa categoria eram considerados os juízes. Como os celtas não tinham um código de leis escritas os druidas brithem conheciam de forma teórica as leis. A função desses druidas era percorrer as casas e as aldeias para ajudar a resolver problemas e impasses que pudessem aparecer.

Druidas-Filid

Essa categoria de druidas é a mais alta classe, para se ter uma ideia o lendário mago Merlin era um druida filid. Alguns desses druidas diziam que eram descentes diretos do cosmos. Para eles eram dados os poderes e status de juiz, sacerdote, conselheiro, curandeiro e poeta / cantor.

Apesar de não existir a crença em adivinhações do futuro os druidas filid sabiam prever o resultado das colheitas. Para se tornar um druida dessa categoria era necessário passar por inúmeras provas de vida e morte. Acreditava-se que o druida morria e renascia nessas provas.

Druida-Liang

Os druidas dessa categoria eram os curandeiros ou os médicos dessa época. Para que pudessem exercer as suas funções era necessário mais de 20 anos de estudos. O mais interessante é que eles possuíam especializações entre si. Os druidas liang usavam ervas de uma forma geral e ainda realizavam cirurgias.

Os druidas tinham um grande conhecimento de ervas e plantas e por isso se credita a eles os ensinamentos que os romanos adquiriram sobre os valores nutricionais de produtos indus e orientais.

Além disso, os druidas ainda utilizavam azeites naturais como o de oliva, bebiam licores depurativos e realizavam tratamentos contra o envelhecimento. Tudo isso contribui para a lenda de que eles viviam séculos e que não perdiam a vitalidade.

Druida-Scelaige

A função dos druidas Scelaige era repetir oralmente a história dos celtas através do que outros Scelaige lhes havia contado. A escrita era proibida, a não ser em rituais, sendo assim era importante que esses druidas repetissem as histórias para que não se perdessem.

As histórias desses druidas eram contadas juntamente com as dos druidas senchas. Eram como professores que deviam repassar o conhecimento aprendido, essa era a sua obrigação e se não decorassem todas as histórias e canções podiam perder o seu prestígio como Druida.

Druida-Sencha

Os druidas Sencha tinham uma função diferente daquela dos druidas Scelaige, pois eles deviam percorrer as terras celtas com o objetivo de compor novas histórias sobre o que acontecia. Essas histórias seriam repassadas aos Scelaige que deveriam decorá-las. Uma função que se assemelha ao trabalho de pesquisadores e historiadores.

Druidas-Poetas

Os druidas dessa categoria tinham como principal função aprender as histórias contadas pelos druidas Scelaige e repassar ao povo. Podemos dizer que a sua função era manter a tradição celta sempre viva no povo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.