Esportes Ex-Olímpicos

Nos dias atuais o mundo para no sentido de assistir os Jogos Olímpicos, de forma principal ao levar em conta que esse consiste no principal campeonato que existe desde a época da antiguidade, quando as civilizações entravam em acordo entre si para interromper as guerras em nome do esporte. O espírito olímpico representa aspecto a se considerar até os dias de hoje em termos de paz e união entre as nações.

COI: Comitê Organizador Internacional

Não se pode ignorar o fato de que durante a modernidade aconteceram diversos tipos de modificações nos esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos. Existem diversos tipos de critérios que são relacionados com a seleção esportiva e de forma prática quem tem o poder de decidir sobre o que é ou não viável para o evento está na figura do Comitê Organizador Internacional, conhecidos por causa da sigla COI.

A organização em si estabelece diversos tipos de critérios que se relacionam com a escolha dos esportes que participam do evento. De acordo com o COI existem modificações no sentido de aumentar o nível de competição e para popularizar diversos tipos de esportes que são populares apenas em alguns locais do mundo.

Também há o fato de que algumas práticas esportivas possuem semelhança entre si e por esse motivo possuem chances de serem cortadas por causa da similaridade. Outro ponto que serve para mudar ou colocar esportes no campeonato em si está no fato de aumentar o nível de competição. Quando os Esportes Olímpicos começaram a ser organizados por instituição oficial começaram a surgir novas modalidades ao ponto que outras foram descartadas.

Modalidades Antigas: Esportes Ex-Olímpicos

No ano de 1912 aconteceram os Esportes Olímpicos na cidade de Estocolmo. Entre as diversas modalidades que fizeram parte do evento vale ressaltar que o arremesso de disco com duas mãos e o ato de arremessar dados foram um dos eventos que fizeram sucesso. Porém, na mesma época o COI percebeu de forma prática que as modalidades eram quase iguais e por consequência, o arremesso de disco esteve descartado de forma oficial. Por esse motivo que essa modalidade apenas foi atuante até os Jogos que antecederam a Primeira Guerra Mundial.

A questão das mãos representou um problema que fez diminuir a presença de esportes, o que aconteceu com o levantamento de peso. Nos dias de hoje existe a possibilidade de observar atletas que levantar pesos com as duas mãos. Porém, em épocas antigas também tinha a modalidade na qual os atletas levantava peso apenas com uma das mãos. A mídia começou a comentar de forma negativa o excesso de lesões que se relacionavam com os atletas, visto que na prática não tinha excesso de atletas que estavam dispostos em participar da modalidade e por esse motivo foi descartada da competição. Mesmo ao levar em conta que representa um exemplo clássico que se relaciona com o nível de força, por causa do excesso de lesões e queda no número de atletas o tipo de esporte foi descartado e de forma prática não traz saudades ao extremo entre os esportes clássicos.

Nos dias de hoje o arremesso de peso consiste em uma das modalidades com maior nível de popularidade. Porém existiu diversos tipo de modificações que se relacionam com o tipo de esporte que é praticado nos dias de hoje. As modificações aconteceram de forma prática ao levar em conta a necessidade de manter a vaga dentro da modalidade esportiva. Em épocas antigas exista a necessidade de arremessar um peso que tinha valor de 6,4 quilos. Por consequência existiu a necessidade de diminuir a quantidade da quantia ao levar em conta as grandes lesões que aconteciam entre os participantes.

Quem pensa pode achar que é mentira, mas consiste na pura verdade. A brincadeira que está presente de forma prática nas Festas de São João de fato já foi uma modalidade olímpica. Sim, se trata do cabo de guerra que trazia diversos tipos de equipes que treinavam a sério para vencer os jogos olímpicos. Desde a antiguidade representou modalidade que atraia grande parte do público interessado na prática esportiva. Porém, a sucesso acabou nos anos vinte do século XX quando o esporte foi retirado do panteão das Olimpíadas. Ao levar em conta os jogos de 1908 é interessante notar que as corporações militares ingleses conquistaram a medalha de ouro.

Interessante notar que os motores deixaram de fazer parte das Olimpíadas desde o ano de 1908, quando aconteceu a última bateria de motonáutica que também foi vencida por ingleses. Não se pode ignorar o fato de que a comissão oficial compreendeu que os motores não deveriam mais fazer parte das competições esportivas. Em termos práticos isso aconteceu não por causa de preocupações que se relacionam com o meio ambiente, mas em consequência dos ingleses e franceses que eram os únicos que conseguiam vencer as competições.

Você sabia que o golfe já fez parte das Olimpíadas, assim como o rúgbi. No que tange ao esporte com o taco e as bolas pequenas que devem ser colocadas em pequenos buracos. Apesar de fazer sucesso entre países britânicos e nos Estados Unidos, vale ressaltar que sempre foi medido como esporte elitista e a comissão organizadora não aprecia que esse tipo de imagem ficasse no estereótipo. Interessante notar que também existiam poucos participantes que participavam de forma oficial no sentido de disputar com seriedade e em nível aos Jogos Olímpicos.

Com relação ao rúgbi não existia o mesmo problema com economia, porém não existia o mínimo de países para poder participar e por consequência também foi descartado no final dos anos vinte do século XX.

Por causa do nível de elitismo vale ressaltar que outro tipo de esporte também sofreu corte para a participação nos Jogos Olímpicos. Trata-se do polo que além de ter poucos participantes também tinha o caráter elite que estava sendo dispensável por parte da comissão organizadora. A pouca popularidade no mundo também foi aspecto a se considerar para fazer esse tipo de corte. O uso de cavalos prejudica no desenvolvimento por causa do alto custo de riscos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário