Vírus HPV

O vírus HPV é causador de uma das doenças sexualmente transmitidas mais terríveis que podem acometer principalmente as mulheres e, no entanto parece tão pouco divulgada nos meios de comunicação a através de noticias, campanhas de saúde e alertas de prevenção.

O vírus HPV  – “Human Papilomavirus”, ou como é tratado Papiloma vírus Humano é um vírus considerado universal, ou seja, não tem prederencias de idade, sexo ou mesmo de localização, e pode se alojar em qualquer parte do corpo humano, no entanto seus efeitos são muito mais graves quando o vírus do HPV infestam a região genital, e na boca, que são regiões com mucosa, entretanto exames já detectaram a presença do vírus HPV em regiões como a boca, olhos, faringe, uretra, reto, ânus e até no liquido amniótico.

Na região genital, boca e faringe ele frequentemente provoca um crescimento descontrolado e irregular das células que leva ao aparecimento de lesões e verrugas, conhecidas popularmente como crista de galo e que podem tornar o portador disforme. A doença é conhecida há muito tempo, no entanto a partir da década de 80 começou a preocupar os médicos e cientistas, tanto porque tem se alastrado rapidamento, estima-se que 30% das mulheres tenham o vírus HPV, assim como pelo fato de que estudos revelam uma relação importante entre o vírus do HPV e a incidência de câncer de colo de útero.

Existem medicamentos capazes de inibir a multiplicação do HPV, mantendo a doença sob controle, desde que ela seja diagnosticada cedo, no entanto a doença não tem cura, e o que é pior, uma pessoa portadora do vírus do HPV será sempre um transmissor da doença, que acontece através das relações sexuais e também através da abrasão de mucosas. Essa situação épreocupante pois a maioria das pessoas infestadas que se encontram em tratamento nos órgãos da área da saúde pública do Brasil, são jovens que foram infectadas pelos seus namorados ou namoradas.

Assim como as demais doenças sexualmente transmitidas – DST, a prevenção é a arma mais importante contra esta doença que pode ter consequências sérias na saúde da mulher. O uso de preservativos, manter relações sexuais com segurança, com seu parceiro, visitar regularmente seu médico e fazer exames de rotina.O vírus do HPV pode ficar hospedado no organismo muito tempo sem manifestar nenhum sontoma e aparecer somente em algum momento em que a imunidade baixar, no entanto mesmo sem sintomas o vírus é transmitido a todos com quem mantiver relações.

Detectado o viris do HPV, o médico especialista deve submeter o paciente a procedimento para eliminação química ou física do local infectado, e nos estágios iniciais 90% das pessoas levam uma vida normal e não chegam a desenvolver nenhum problema correlato, no entanto, até que cientistas descubram uma cura para a doença, todos que forem infectados permanecerão com a doença, e serão transmissores, apenas é controlado o seu desenvolvimento e o aparecimento das lesões e complicações decorrentes.

É preciso alertar os jovens urgentemente e de maneira incisiva, e as escolas tem grande responsabilidade nesse sentido. A educação sexual é uma questão de saúde pública.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.