Célula Vegetal

Olhando no microscópio podemos ver que a grande maioria das células vegetais é formada por uma parede composta por celulose que é uma parede rígida e um carboidrato sendo que nesta parte a célula vegetal apresenta certas propriedades físico-químicas como resistência, elasticidade, tensão, plasticidade, decomposição, etc. Nas células vegetais mais jovens esta parede aparece mais fina e elástica, denominada como parede primária, porém quando a célula se torna adulta normalmente esta parede acaba tendo um espessamento e que pode formar uma parede secundária por dentro desta já existente e segundo os ensinamentos das escolas, a formação desta parede secundária não se dá de maneira uniformizada e se observarmos bem as células vegetais verão que ocorrem interrupções de formação, falhas estas a que os estudiosos costumam chamar de pontuações. Não esqueça que quando este espessamento sobressai da parede secundária o lúmen celular se reduz.

Biologia

Biologia

 Entre uma célula vegetal e outra temos o que é chamado de lamela, uma substancia que funciona como se fosse um cimento e que tem a função de unir as células entre si. A célula vegetal que se encontra no espaço da natureza em contato com o ar pode criar ainda outra camada externa que se desenvolve por fora da camada primária, que se chama de cutícula e que é composta de cera e de uma substancia chamada cutina. A carnaúba é um exemplo de planta que produz cera oriunda da cutícula da epiderme das suas folhas.

Quimica

Quimica

Numa época em que os cuidados e a proteção do meio ambiente são a ordem do dia é importante se conhecer a composição das plantas em geral e a célula vegetal é parte de toda essa engrenagem. O interior de uma célula vegetal quando adulta é formado por uma camada fina que cobre a parede celular por dentro, o citoplasma. É no citoplasma que vamos encontrar os cloroplastos que contem a clorofila, que promove a fotossíntese  importante por minimizar a poluição do ar.

Célula Vegetal

Célula Vegetal

Para manter a continuidade protoplasmática entre as células vegetais temos filamentos de citoplasma que são denominados de plasmodesma e que são responsáveis pela função da continuidade que acontece em toda a parte viva de uma planta formando o que se chama de simplasto. Este processo pode ocorrer também entre as paredes celulares de toda a planta formando um esqueleto de celulose que é denominado então de apoplasto. Como podemos ver as plantas possuem toda um avanço da tecnologia própria e que acontece sem a nossa interferência e, sim senhor, nos mostra o quanto à natureza é sabia. Parte considerável do centro da célula vegetal é ocupada pelo vacúolo que é constituído de solução aquosa repleta de substancias mineral e orgânica. O estudo da célula vegetal parece simples, porém é bastante complexo, mas merece um estudo mais detalhado e para isso a internet pode ser de grande ajuda e existem ótimos sites que podem ser úteis neste assunto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.