O que é Quiropraxia e Quais são as Suas Atribuições

A quiropraxia é um termo que deriva de duas antigas palavras gregas que juntas significam “manualmente eficaz”. É tecnicamente descrita como “o diagnóstico, tratamento e a reabilitação de condições que afetam o sistema neuro-músculo-esquelético.”

Através de uma série de exames e técnicas especiais de manipulação, os profissionais desta ciência, denominados de quiropráticos podem diagnosticar e tratar numerosas doenças associadas com os nervos, músculos, ossos e articulações do corpo.

Os quiropráticos enfatizam os tratamentos sobre a coluna vertebral, fato que tem levado muitas pessoas a acreditar que este tipo de terapia só é útil para tratar de dor nas costas.

Diagnostico

Na verdade, os terapeutas especializados podem tratar quase todos os problemas estruturais do corpo, desde as dores de cabeça até problenas relacionados com o tornozelo, por exemplo.

Os Primórdios

Em 1895, Daniel David Palmer, o fundador da quiropraxia, tratava a surdez dos faxineiros de seu escritório por meio do realinhamento de alguns pequenos ossos localizados em suas colunas. Fascinado por esta descoberta, Palmer se mudou de sua terra natal, o Canadá para Davenport no Iowa, onde desenvolveu os princípios em que a quiropraxia é baseada até os dias de hoje.

Em especial, ele dedicou grande atenção à coluna vertebral, observando que a mesma é parte integrante de todos os três elementos funcionais do corpo humano: ela envolve e protege a medula espinhal, um fator importante no sistema nervoso, que suporta um grande número de músculos individuais , e em que realmente consiste toda uma série de ossos ligados, ele também tem, portanto, uma série complexa de muitas articulações.

Daniel Palmer acreditava que os eventuais danos, doenças ou alterações estruturais da coluna vertebral podiam afetar a saúde do resto do corpo, e que através da manipulação, os quiropráticos podem melhorar não só os problemas estruturais, tais como dor ciática ou os efeitos da lesão, mas também ajudar em condições isoladas, tais como a asma, que pode ser aliviada pelo relaxamento da tensão nos músculos do peito.

Uma Prática “Limpa”

Ele então passou a desenvolver o uso do ajustamento espinhal para tratar de certas doenças, descobrindo que, movendo delicadamente de volta no lugar os ossos que pareciam estar desalinhados, ele poderia reduzir muitos dos sintomas de seus pacientes sem recorrer a medicamentos ou cirurgia, o que podemos considerar numa prática mais “limpa”, com menos traumas e riscos.

Daniel Palmer estabeleceu sua primeira escola da quiroterapia em Davenport, no ano de 1895. No mesmo ano, W.C. Roentgen inventou a máquina de raios-X, que os quiropráticos acharam extremamente útil para fazer avaliações precisas na espinha.

Terapias

Em 1907, Bartlet Joshua Palmer assumiu a luta de seu pai. Seu nome é agora associado nos Estados Unidos com os quiropráticos que utilizam a quiropraxia como sua única terapia para doenças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.