Mitos Sobre Aids

Evolução e Tratamento

Apesar dos avanços da medicina em relação ao vírus HIV, que provoca a Aids, muitas pessoas, ainda hoje tem dúvidas sobre a forma de contágio, se existem grupos de risco, se o uso de preservativos realmente protege os parceiros, entre outros questionamentos. O primeiro diagnóstico da doença foi feito há trinta anos mais ou menos, mas há muitos preconceitos que envolvem a doença, até os dias atuais.

AIDS

AIDS

Ameaça Significativa

Apesar de todas as campanhas que procuram esclarecer o modo de prevenir a doença, ainda sem cura até hoje,a aids continua sendo uma grande ameaça para a população brasileira. De acordo com as Nações Unidas, deve existir de quatrocentos e sessenta mil a oitocentos e dez mil  indivíduos infectados pelo vírus da Aids, índice considerado alarmante se forem levadas em consideração os programas que ensinam como prevenir a doença, que são feitas ao redor do mundo, e uma das principais maneiras de combater a infecção é investir de forma substancial na prevenção. De acordo com especialistas,outra forma de combate é o diagnóstico precoce, pois através dele, é que se pode começar bem cedo o tratamento,e impedir que o vírus promova a manifestação da enfermidade.

Dia Mundial de Luta contra AIDS

Dia Mundial de Luta contra AIDS

Definição e Grupo de Risco

A Aids é uma patologia causado por um vírus que é conhecido como HIV, que ataca o sistema imunológico da pessoa infectada, deixando-a debilitada.Muitas pessoas tem o vírus por vários anos, sem que a doença se torne sintomática, no entanto, mesmo quando a enfermidade não é manifestada, isso não impede que haja contaminação pelo sangue ou por relações sexuais.O termo grupo de risco é incorreto, pois o que existe na verdade, são comportamentos  de risco, como por exemplo, uso de drogas injetáveis, relação sexual sem preservativo, ou contato direto com sangue contaminado pelo vírus.

Sexo, Preservativo e Gestação

Segundo especialistas no tema, o sexo oral pode transmitr o vírus HIV, por isso os parceiros devem utilizar preservativo durante essa prática. A chance de contágio para quem pratica sexo anal é maior, pois a mucosa dessa região é muito mais frágil que a da vagina, causando um risco maior de contaminação. Com o avanço da medicina, nem toda mulher grávida irá transmitir o vírus da Aids para seu filho que vai nascer, pois é  possível evitar a transmissão de mãe para filho (Transmissão vertical), se a gestante fizer um pré-natal apropriado, e ainda deve ter boa imunidade e baixa carga de vírus. O tratamento é administração de medicamentos antirretrovirais durante o período da gravidez.

Mitos sobre Aids

Mitos sobre Aids

Segurança dos Preservativos Comercializados

Estudiosos dos Estados Unidos, já fizeram um ampliação de trinta mil vêzes do látex, que é usado na fabricação de preservativos,e não encontraram nenhum poro, por onde o vírus do HIV possa atravessar. O preservativo ainda é o meio de prevenção mais aconselhado pelos especialistas,pois também serve para evitar outras doenças sexualmente transmissíveis.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.