Meningite Bacteriana

A meningite bacteriana consiste em uma doença que causa infecção em toda a extensão da fina membrana que é responsável pelo revestimento de nosso cérebro e também de nossa medula espinhal. É considerada como uma doença grave, já que pode ser fatal em até 10% dos casos, muitos deles em tempo bastante curto sendo impossível combater os efeitos com a medicação adequada. O contágio se dá de forma simples, através das vias respiratórias ou mesmo por simples Doenças Respiratórias que provoquem um espirro, as bactérias estão a nossa volta em qualquer ambiente portanto estamos todos suscetíveis a contrair esta doença.

Meningite Bacteriana

Meningite Bacteriana

Sintomas

Observe a ocorrência de febre muito alta e resistente aos remédios, dores de cabeça e na garganta, rigidez na região do pescoço e vômito. Quanto a rigidez, não se trata apenas de um desconforto muscular, mas da incapacidade de encostar o queixo no peito. Em alguns casos da doença podem ocorrer confusão mental, irritabilidade, sonolência e até mesmo convulsões. Crianças menores de 2 anos podem apresentar alguma variação dos sintomas como, inchaço do crânio devido a perda do fluxo dos líquidos em torno do cérebro, também podem ocorrer saliências na região da fontanela que é a região mole existente entre ossos cranianos. É comum que crianças nesta faixa etária não tenham rigidez na nuca.

Agente Causador Meningite Bacteriana

Agente Causador Meningite Bacteriana

Diagnóstico

Imediatamente após a percepção dos sintomas, especialmente se estes ocorrerem em curto período de tempo, encaminhe para um médico que deverá examinar detalhadamente, procurando inclusive por manchas na pele, de cor avermelhada ou roxa, que podem ocorrer em alguns casos da doença. Em caso de suspeita de meningite detectada pelo médico este poderá iniciar o tratamento antes mesmo do resultado dos exames. É importante ressaltar que somente o médico poderá avaliar a situação, e cabe a ele o diagnóstico. Devido aos vários tipos de meningite o resultado dos exames deve ser aguardado em caso de suspeita de outro tipo, como a meningite C, que não seja a bacteriana tendo em vista que esta pode ser fatal em poucas horas, pois os medicamentos para cada uma delas são específicos.

Contágio Meningite Bacteriana

Contágio Meningite Bacteriana

Tratamento

Deve ser feito através de antibióticos específicos, receitados pelo profissional da Área Saúde.

Meningite

Meningite

Prevenção

As campanhas freqüentes de Vacinação não incluem todos os tipos de meningite bacteriana, mas existe uma vacina que deve ser aplicada em grupos de risco, ou seja, pessoas que tem ou tiveram contato direto com o paciente infectado, visando a Segurança Em Primeiro Lugar. Em casos de confirmação do diagnostico ou mesmo de suspeita do mesmo devem ser evitadas as visitas ao paciente, especialmente o transito de Pessoas Estranhas uma vez que o paciente deve estar em área de isolamento. Neste momento todas as orientações e Dicas Para Cuidar de Bebes, crianças e adultos devem ser seguidas a risca, pois isto pode fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente.

11 comentários

  1. vocês poderiam por como se adquire no texto né

  2. poxa hem muito interessante tudo sobre a meningite

  3. Evanise Fraga dos Santos

    Quero saber se uma pessoa que teve contato direto com a doença minigite de outra pessoa, pode transmitir para outros?

    Fico no aguardo.

    Evanise.

  4. Vcs poderiam colocar agente causador e formas de contagio ai néh

  5. Eu queria que colocassem no texto o tipo do agente causador da meningite!

  6. eu tambem acho vanessa ótimo comentario

  7. o titulo é contaagio e agente causador mais justo os doi nao tem ¬¬’

  8. quero saber a qual é a transmissão

  9. O vanessa o primeiro negocio fala a transmição, ela e transmitica pelas vias repiratorias

  10. bem que vcs dveriam colocar o agente causador ai ne

  11. Fábio da Silva Oliveira

    Eu queria saber se uma pessoa tomando a medicação para meningite pode transmitir a doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>