Câncer Um Inimigo Silencioso

Segundo estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer, entre os anos de 2008 e 2009 devem ser diagnosticados cerca de um milhão de casos de câncer no Brasil,  com o aumento de incidência em todas as espécies de tumores. Ao mesmo tempo o Fundo Mundial de Pesquisas sobre câncer – WCRF, divulgou o resultado de um estudo em que prevêem que o número de pessoas que morrem anualmente por câncer deve chegar a 10 milhões até o ano de 2020, e dobrar nos 40 anos seguintes. Atualmente este número chega a 7 milhões de mortes por ano no mundo.

Câncer Um Inimigo Silencioso

Câncer Um Inimigo Silencioso

O que é o câncer?

Não esqueça que o câncer é a denominação que recebe o conjunto de centenas de doenças que são causadas pelo crescimento de forma desordenada de células do corpo humano, que passam a invadir outros órgãos e tecidos, em muitos casos espalhando-se para outros órgãos. Quando essas células multiplicam-se rapidamente de forma incontrolável e agressiva determina a formação de tumores que nada mais são do que o agrupamento de células cancerosas, chamado de neoplasia maligna.  Já o tumor benigno é formado por um agrupamento de células que se multiplicam lentamente, e via de regra não apresentam risco de vida ao paciente. Os diversos tipos de câncer são classificados de acordo com o tipo de célula, a velocidade com que elas se multiplicam e a capacidade que possuem de invadir outras regiões, as metástases.

Tratamento

Tratamento

Causas, Diagnostico, Tratamento

Segundo a área da saúde as causas dos tipos de câncer são diversas, mas estudos comprovam que 35% das mortes por câncer tem relação aos hábitos alimentares, 30% ao uso do cigarro, e os demais 35% a fatores como vírus oncogenicos sexualmente transmitidos, exposição a radiação, uso de hormônios e agentes cancerígenos ocupacionais. O câncer via de regra sofre influência dos fatores ambientais somados as predisposições genéticas do indivíduo, contudo o seu desenvolvimento no corpo humano é um processo bastante longo, possibilitando na maioria das vezes, um diagnóstico precoce. O diagnóstico precoce começa com uma consulta clinica e de um médico especialista, da realização de exames laboratoriais, de imagem e outros que forem necessários e de uma biópsia. O tratamento do câncer basicamente consiste em quimioterapia, radioterapia, anticorpos monoclonais e cirurgia, além do controle dos sintomas e alivio da dor.

Diagnóstico precoce x cura

O desenvolvimento do câncer é um processo lento e silencioso que normalmente leva muitos anos até apresentar sintomas e o diagnóstico precoce da doença é a maior chance de cura que o paciente possui, aumentando em muito as chances do tratamento ser eficaz. Os tumores malignos diagnosticados precocemente tem índices de cura altos e apresentam poucas complicações, enquanto que quando o diagnóstico é feito tardiamente os índices de cura são consideravelmente diminuídos e as complicações são mais freqüentes. Assim a visita regular ao médico e cuidados com alimentação saudavel, e hábitos e qualidade de vida saudável são a melhor prevenção contra o câncer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.