África Vai Exportar Energia Solar, no Futuro

Visão de negócio

Hani El Nokraschi é o nome do Engenheiro de origem egípcia e estabelecido na Alemanha. Esta é a pessoa que está planejando encher o Deserto do Saara na África e mais o Norte da África, de Usinas Termossolares, para que a partir da energia solar, a África esporte eletricidade através de linhas convencionais, para toda a Europa, uma Maravilha da Engenharia. Veja como este Engenheiro resume a filosofia de seu projeto. ¨O deserto é muito rico.

Economia

Economia

Em seis horas recebe mais energia do que toda que é consumida pela humanidade em um ano. Marrocos e Espanha têm muita sorte de ter tanto sol. ¨ Esta é na integra a filosofia do Engenheiro egípcio que está prometendo que a África vai exportar energia solar, no futuro. Segundo seu projeto, será possível exportar energia solar produzida no Deserto do Saara, em uma quantidade nada mais, nada menos do que a produzida por cem centrais nucleares. A Deserto, um conglomerado de doze empresas energéticas, é quem planeja esta produção de energia limpa, a partir da energia solar.

Mundo

Mundo

Como produzir e transportar essa energia até a Europa

Para levar essa energia até a Europa, serão necessárias vinte linhas de transmissão de energia, sendo algumas subterrâneas devido à rejeição popular. Segundo ainda o engenheiro responsável pelo projeto, se uma usina termossolar for hibrida, o custo baixará para l4 euros por megawatt/hora, um custo menor do que o pago na Espanha. Mas o processo de produção dessa energia termossolar é um processo que a principio parece ser de difícil execução, pois exige um consumo muito grande de água, o que para a região, não seria um problema, pois as usinas podem ser construídas no litoral, junto ao mar e se utilizar dessa água com dupla finalidade, pois no próprio processo da usina ela pode ser dessalinizada e aproveitada para o consumo da população Nesse sistema de produção de energia, os raios solares são capitados por um sistema de espelhos parabólicos que concentram esses raios em um ponto onde o óleo é aquecido, criando um jato de vapor de água que move uma turbina, gerando energia elétrica. É uma tecnologia antiga e que quase foi abandonada, mas hoje, graças aos Avanços Tecnológicos, se transformou em uma das grandes possibilidades de produção de energia renovável.

África Vai Exportar Energia Solar, no Futuro

África Vai Exportar Energia Solar, no Futuro

Investimento alto

Para o Engenheiro chefe da Desertec, o plano exige um investimento bastante alto, em torno de 400 bilhões de euros, mas o produto final, ainda assim, sai por um preço bastante competitivo no mercado. Ele que também é o responsável pelas negociações com os países da região, no Sul do Mediterrâneo, afirma que no inicio o projeto não foi visto como viável, seria Muito Dinheiro e principalmente por ser aquela região, grande produtora de petróleo na industria e gás natural, mas na atualidade, estão sendo convencidos da validade do empreendimento e que guardar esses combustíveis fósseis para as gerações futuras, é sim, um bom negócio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.