A Enxaqueca Também Atormenta as Crianças

Pesquisas

Segundo pesquisas médicas, a enxaqueca atormenta cerca de 30 milhões de brasileiros, entre eles, um número espantoso de crianças. Embora não existam números precisos, a experiência e as pesquisas feitas em ambulatórios médicos de grandes hospitais apontam para uma incidência de cerca de 4% entre os pacientes atendidos.

A Enxaqueca Também Atormenta as Crianças

Os médicos acreditam que as crianças abaixo de seis anos sofram muito com essa intensa dor de cabeça. Ocorre que normalmente só podem diagnosticar com precisão quando a criança está em idade escolar e pode explicar melhor o que está sentindo. Porém esse não é o único problema. Até mesmo para os médicos é um desafio identificar corretamente a enxaqueca. Isto porque essa dor não tem uma causa orgânica definida. E o pior é que também não tem cura. É uma doença ou mal com o qual a pessoa precisa aprender a conviver.

Dores de Cabeça

Sintomas

Normalmente a enxaqueca é uma dor latejante, que começa em um dos lados da cabeça, podendo ser acompanhada ou não de náuseas, vômitos e dor no abdômen. A hipersensibilidade à luz e aos sons se faz também presente, além do formigamento nos braços e pernas. Por vezes a pessoa vê estrelinhas ou então o campo de visão fica limitado – a pessoa vê tudo pela metade. Em casos crônicos, as crises de enxaqueca chegam a durar até 72 horas. Contudo, tais sintomas variam muito de um paciente para outro.

Muitas das vezes, apenas parte dos sintomas é manifesta. É então que começam uma série de consultas até que se possa chegar a um diagnóstico certo. Visitas ao oftalmologista e ao dentista são parte das etapas iniciais dessa peregrinação quando a enxaqueca atinge as crianças. De acordo com especialistas, algumas crianças até mesmo chegam a usar aparelhos nos dentes, pois suspeitam que a dor de cabeça esteja sendo provocada por algum problema na arcada dentária. Isso porque apesar do conjunto de sintomas característicos, o mal-estar e as queixas das crianças chegam a confundir seus pais, e mesmo até os especialistas. Não existem até hoje exames que detectem a enxaqueca. Então os médicos diagnosticam como cefaléia, e só vão diagnosticar a enxaqueca a partir da eliminação de outras doenças.

Sintomas

Tratamento

Atualmente existem tratamentos do que chamam de “medicina alternativa” – técnicas orientas de massagem e acupuntura utilizados no combate a muitas doenças. Exercícios de relaxamento e acupuntura já são muito utilizados no combate à enxaqueca. Em São Paulo, o Instituto da Criança é um dos locais onde é possível encontrar um ambulatório de acupuntura onde são tratados todos os tipos de dor. Em todos os casos, a família pode prestar grande ajuda ao profissional que vai tratar do filho com enxaqueca, detalhando para ele os hábitos, atividades e a alimentação da criança. Vale ressaltar que é importante também informar se há parentes com o mesmo problema.

Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.