Panetone

Na época de Natal e Ano Novo temos muitos hábitos e costumes que se tornaram tradicionais, assim como temos alguns pratos que jamais são dispensados nestas festas de Natal e de final de ano e entre estes temos o panetone que é um tradicional alimento natalino sendo que sua origem é milanesa do Norte da Itália. O panetone é um tipo de pão doce que nunca pode faltar na mesa de natal, pois é um dos símbolos desta data. Ele possui um suave sabor e aroma de baunilha e é recheado com frutas cristalizadas como: figo, laranja e mais algumas frutas além das uvas passas.

Bauduco

Bauduco

Lenda

Existem várias lendas que tentam explicar a origem do panetone, mas a mais comum conta a história de um padeiro da região da Lombardia, que viveu no século XVII e que se chamava Toni. Quando o padeiro se apaixonou por uma moça da região, ele que conhecia bem a Arte de Cozinhar e fazer pão procurou agradar o sogro e pra isso inventou uma receita nova em que o pão era recheado com frutas cristalizadas. Passado o tempo essa nova receita recebeu o nome de, pani di Toni, que significa pão do Toni e que com o passar do tempo se transformou em Panetone.

Panetone

Panetone

Receita de panetone

Como este não pode faltar nas festas de natal existem muitas Receitas Mágicas de panetone, mas aqui vamos deixar a receita tradicional.

Receita

Receita

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo

100 g de fermento biológico

200 g de açúcar

Um tablete com 200g de manteiga

15 g de mel

10 g de sal

8 gemas

250 g de frutas cristalizadas

150 g de uvas passas embebidas no rum

Uma gotinha de essência de baunilha

Suco de laranja e raspas da casca

Água que de para amassar

Modo de fazer

Em uma tigela coloque a 100 g de farinha com o fermento e um pouco de água o suficiente para que a massa fique como se fosse uma esponja. Deixe esta massa descansar por 15 minutos para que o fermento cresça e logo depois junte o restante dos ingredientes formando uma massa bem fofinha. Não esqueça de deixar as frutas cristalizadas e as uvas passas para colocar por último. Logo após cubra com um pano e deixe descansando por mais 20 minutos. Depois faça os panetones coloque em formas e novamente deixe a massa descansar até que tenha dobrado de tamanho. Coloque então para assar em forno pré-aquecido a uma temperatura media de 180ºC.

Curiosidades

No processo de fabricação o panetone sofre uma fermentação natural que faz com que sua consistência fique bem macia e dure muito. A receita original foi sofrendo mudanças e deu origem ao que muitos hoje conhecem como Sorvetone e Chocotone.

Um comentário

  1. Impossivel ser a mesma receita da Bauduco. Pra começar a panetone Bauduco é com fermentação natural… Porque mentir?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>