Misturas de Ervas e Como Usá-las

Às vezes, você se cansa de usar a mesma receita, mesmo que você goste muito dela. Mas, todos nós estamos tão ocupados ultimamente que estamos procurando maneiras fáceis de apimentar nossas receitas.

Uma maneira da qual muitos cozinheiros se esquecem, é a utilização de misturas de ervas para adicionar distinções sutis. Os franceses têm feito isso frequentemente.

O francês nunca usa apenas uma erva em seus pratos, mas sim uma mistura de ervas, que eles chamam de “bouquets garni”. Não desanime pelo nome fantasia! Isso simplesmente significa em português, que estamos falando de um buquê de ervas.

Ervas

A mistura de ervas adiciona sabores sutis, porém distintos, para cada prato que se prepara. O truque é obter a mistura certa para que apenas uma erva domine o prato. Isso porque você quer que os sabores fiquem delicados.

A Mistura Irresistível

Com apenas alguns ramos de ervas, você pode alterar o sabor de uma receita instantaneamente. Seu objetivo é criar um sabor complexo que, ao mesmo tempo, é equilibrado, fazendo com que cada pessoa queira imediatamente dar uma outra mordida.

Claro que há tipos de misturas diferentes para cada receita. Você quer conseguir o melhor das ervas e especiarias, de maneira que complementem uma à outra. Você quer alcançar uma boa harmonia entre as quantidades de cada erva que você está usando.

Experimentos e Aplicações

Para cozidos à base de carne, ensopados e sopa, o velho garni experimentado de tomilho, salsa e louro, ainda se aplica. Mas, dar um passo adiante e adicionar uma pitada de cítricos (limão ou laranja) pode fornecer um toque diferente ao prato. A fórmula para essa mistura é: 3 ramos de salsa, 1 raminho de tomilho e 1 folha de louro.

Pegue um pedaço de barbante e amarre tudo num volume só. Pronto! Basta adicionar o pacote em seu prato e retirar antes de servir. Não se esqueça de usar ervas frescas, pois o sabor é muito melhor.

Cozidos

Se você só conseguir ervas secas, polvilhe as ervas em um pedaço de gaze e amarre o pano junto com o resto. Ervas finas e ervas de Provence são outros bouquets interessantes, que os franceses utilizam bastante em sua culinária.

Prepare o Seu!

Você pode comprar as ervas citadas no supermercado ou em uma loja para gourmets, mas por quê não fazer o seu próprio bouquet? Pique orégano fresco, tomilho, segurelha e manjerona para fazer um autêntico Herbes de Provence. Esta combinação também pode ser usada em saladas, pratos de carne e legumes.

Carnes

A versão em Inglês do Herbes de Provence contém sálvia, alecrim, manjerona, salsa, cebolinha italiana, estragão e tomilho. Misture tudo muito bem e use no recheio de um cordeiro ou porco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.