Barulho no Ambiente de Trabalho Pode Prejudicar Produção

Uma pesquisa realizada pela Fundacentro revelou que excesso de barulho no ambiente de trabalho pode provocar, além de perda total ou parcial da audição, outros problemas que não tem relação direta com a audição, como a perda de produtividade nas atividades diárias.
Esses efeitos adversos provocados pelo excesso de ruído podem ser transitórios (como irritabilidade quando exposto ao barulho) ou permanentes (como a perda total da audição).

Local

O pesquisador Irlon Ângelo Calmon fez parte do estudo, que diz ainda que o barulho pode ocasionar uma série de problemas quando combinados com alguns agravantes, como tempo prolongado de exposição ao ambiente barulhento, a forma como o barulho é provocado e até a intensidade do ruído. Outro fator importante para determinar a periculosidade do barulho é a predisposição do individuo, uma vez que as pessoas reagem de formas diferentes aos estímulos auditivos.

Problemas fisiológicos como alterações na respiração e no ritmo cardíaco, assim como problemas de fundo psicológico como problemas de comportamento, irritabilidade e ansiedade podem ser provocados pela exposição ao barulho.
Esses problemas decorrentes do ruído no ambiente de trabalho podem afetar bastante a produtividade do trabalhador, assim como sua saúde.

Como se Proteger

Para manter os funcionários saudáveis e aptos ao trabalho a empresa deve contar com orientação aos funcionários, assim como os devidos equipamentos de proteção caso se faça necessário. Caso o barulho seja provocado pelos próprios funcionários a empresa deve orientá-los quanto aos problemas que podem ser originados pelo ruído.

Orientar

Existem programas específicos de prevenção que as empresas podem adotar, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Dependendo da natureza da empresa alguns programas de proteção são obrigatórios, assim como os equipamentos de segurança adequados, como protetores auriculares ou cabines acústicas.

O que a Lei Determina

A legislação brasileira possui dispositivos para proteger o trabalhador de situações que possam ser perigosas para sua saúde física ou mental, e que toda as empresas e trabalhadores devem seguir para garantir o bem comum.

Um desses dispositivos é a NR-15, descrita na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, e que prevê regulamentações de operações e atividades insalubres. Nesta norma é possível verificar qual é a classificação do barulho (intermitente ou contínuo), assim como os limites toleráveis o impacto que ele pode provocar no ambiente de trabalho.

Normas

O limite de tolerância para ruídos de impacto é definido como aquele em que os picos de energia acústica possuem duração menor do que um segundo, com intervalos regulares superiores a um segundo. Já os ruídos intermitentes e contínuos são definidos como aqueles que não oferecem impacto.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.