Templo Budista em SP

Templo Budista Tzong Kwan

Fundador

O fundador do Templo Tzong Kwan nasceu em 1943, em Taiwan. Assim que acabou seus secundários estudos, passou a frequentar muitos Mestres e Templos versando atender sua inquietude sobre o Budismo. Perto de seus 20 anos, resolveu ausentar-se da vida comum sendo designando monge já com aquela idade.

Voltou-se às reflexões dos escritos budistas e também para a prática da meditação. Assim que restou cumprida sua fase de formação como Mestre, fez a ordenação de discípulos e acabou sendo escolhido para conduzir o Templo She Tuo Shang, como Abade, em Taiwan, Sin Tzu. Em paralelo a essas atividades, percorreu diversos países levando o Dharma, e levantando o interesse e mais vocações por diversos lugares percorridos por ele.

Na década de 80, após ter ficado por 03 anos nos Estados Unidos, passou à Argentina, aonde com o apoio da comunidade de chineses, provocou a fundação do Templo Tzong Kwan, na cidade de Buenos Aires. Poucos anos mais tarde, na cidade de Tainan, fundou o Templo Sien Long Shang.

Chegou ao Brasil em 1989, e um ano depois, com o apoio da comunidade de Taiwan, adquiriu o terreno para a construção do templo. A inauguração do mesmo se deu em 29/10/1993.

Em todos os Templos em destaque, participou de atividades de retiros, de jejuns aliadas às práticas de leitura, meditação, obras e palestras para toda a comunidade. Tempos depois, fez com que essas atividades se estendessem ao Chile e ao Paraguai através de convite feito pelos chineses que ali residiam.

O nome dado ao Templo Tzong Kwan foi escolha do Mestre Pu Hsien como forma de homenagear o criador do Sastra Madhyamika, Bodhisattva Nagarjuna. Sendo o trabalho principal da Escola do Meio ou Escola Madhyamika.

Os ensinamentos dessa escola é contrária às rígidas categorias da não existência e da existência, e crê na existência de um superior caminho do Meio que transcende às anteriores propostas. Então, o nome do templo, Tzong Kwan é a tradução chinesa do nome da escola que fundamenta seu pensamento na doutrina relatada pelo Bodhisattva Nagarjuna.

Salão Cerimonial do Templo

Há determinadas regras que precisam ser seguidas sempre que se faz uma visita ao salão cerimonial, por exemplo, todos precisam tirar os sapatos e colocá-los num lugar reservado. Além disso, há uma maneira fundamental para se mostrar respeito frente aos Bodhisattvas e Budas, basta fazer 03 reverências em frente às imagens. Ao fazê-las, as imagens não podem ser tidas como encarnações repletas de sobrenaturais poderes.

Tais imagens carregam a função de atuar como símbolos de ideias e virtudes ligadas aos Bodhisattvas e aos Budas, que devem ser cultivadas pelos praticantes. Nesse mesmo salão são realizadas as cerimônias vespertinas, matinais, e aquelas feitas junto aos leigos sempre aos domingos.

Quais as regras que precisam ser seguidas quando se entra no Salão Cerimonial?

.Não se permite adentrar o salão com óculos escuros, chapéu, e nem mesmo com calçados nos pés.
.Além disso, não se permite a entrada no salão a partir da porta central, é necessário que se entre pelas portas que ficam lado daquela central. No decorrer dos rituais, os homens precisam entrar a partir da porta direita, e as mulheres através da esquerda. A porta central possui um ritualístico significado e sua utilização é reservada às monjas e monges durante as cerimônias.

.Dentro do salão, não se pode conversar, é necessário ainda que se desligue o celular e mantenha uma atitude reverente e silenciosa. Todo local sagrado conta com Espíritos Guardiões e por ele velam noite e dia. É importante que se tenha em mente de que o templo é um lugar sagrado, portanto nele, você jamais estará a sós.

Localidade do Templo Tzong Kwan: Vila Mariana, São Paulo, Brasil.

Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai faz parte dos vários templos do Monastério Fo Guang Shan dispersos pelo mundo. Suas raízes estão ligadas ao Budismo Maaiana, no qual tradição ressalta que a natureza búdica pode ser alcançada por todos. Aqueles que o praticam estão empenhados na aplicação dos ensinamentos do Buda no dia a dia, vindo dele o nome Budismo Humanista.

O objetivo dele é promover a propagação dos ensinamentos do Monastério Fo Guang Shan, propagando o budismo e favorecendo a todos, por meio de 04 fases básicas da vida: Cultura, Educação, Prática Religiosa e Ação Social.

Educação 

Há o Projeto Fundação Filhos de Buda que acolhe aproximadamente 200 jovens e crianças no Centro de Educação Luminar, localizado em Cotia, no Jardim Santa Ângela, em São Paulo. Ainda existe a promoção de Concursos de Desenho para jovens e crianças das redes particulares e públicas de ensino que fazem a abordagem de temas ligados ao senso de cidadania regulado pelo desenvolvimento de morais /éticos.

Curso Intensivo de Budismo oferecido pelo Instituto Budista Zu Lai (IBZL)

Cultura

Atividades ligadas à cultura estão disponíveis no Centro de Meditação, na cidade de São Paulo, no bairro da Liberdade e também no Templo Fo Guang Shan, localizado em Pernambuco, na cidade de Olinda.

As bibliotecas podem ser vistas no Centro de Educação Luminar e também no Templo Zu Lai.

Museu de arte sacra budista.

Mais Atividades Relacionadas ao Templo Zu Lai

Cursos de Filosofia Budista – Textos Budistas traduzidos – Edição de livros relacionados aos ensinamentos budistas – Site – Beneficência Cultural – Revista com informações sobre o Budismo Humanista – Doação de mantimentos a favelas e asilos, em Cotia, São Paulo.

Ajuda a desabrigados alcançados por calamidades.

Prática de atividades com crianças e idosos carentes que levem à integração, socialização, alegria, desenvolvimento do potencial humano e crescimento espiritual.

Publicação da Prática de Meditação Chan através de retiros espirituais.

Purificação Espiritual

Rituais (Cinco Preceitos, Refúgio na Joia Tríplice, Fúnebres e Oito Preceitos).

Participação nos encontros inter-religiosos com os mais variados nomes.

Além dessas atividades mencionadas, o Templo Zu Lai compromete-se também com os seguintes projetos futuros:

Centros Novos de Meditação

Creche.

Jornal de forte circulação.

Clínica móvel.

Casa de Repouso.

Localidade: Estrada Fernando Nobre, 1461. (o acesso é conseguido através do Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares) CEP 06705-490. Cotia, grande São Paulo.

Visite um dos templos citados e veja de perto tudo sobre os ensinamentos budistas.

São Paulo está repleto de tempos budistas. O budismo representa uma das religiões que mais crescem no país e a principal cidade econômica do país acompanha este ritmo. No município de Cotia, região interiorana do Estado, existe o Templo Zu Lai, simplesmente o maior templo de budismo em toda a América Latina. Interessante notar que este é apenas um dos diversos monastérios espalhados pelo mundo que possui o selo Fo Guang Shan. Está aberto dás 12h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 09h30 às 17h, nos finais de semana e feriados.

Templo Budista em SP

Templo Budista em SP

Visitantes não precisam dispor de valores financeiros para realizar a visitação turística. Interessante notar que dentro do templo acontecem cursos de chinês ou mesmo das lições budistas que deixam a nossa vida mais simples de ser vivida. Também existe a opção do retiro no qual todos os participantes ficam sem falar uma semana apenas realizando exercícios de meditação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.