Tempestade de Areia na Arábia Saudita

A Arábia Saudita E Um Panorama Geral a Respeito

A Arábia Saudita é um país que possui o nome oficial de Reino da Arábia Saudita, que se localiza na Ásia, sendo assim considerado o maior país árabe no continente, mais especificamente no Oriente Médio. O país conta com uma área de extensão territorial de aproximadamente dois milhões e cento e cinquenta mil quilômetros quadrados, compondo assim a maior parte da Península Arábica. A Arábia Saudita é ainda o segundo maior país árabe do mudo, ficando atrás somente da Argélia.

O país faz fronteira com o Kuwait ao nordeste, com Omã ao sudeste, com Iraque e Jordânia ao norte, com o Iêmen ao sul, com Catar, Barém e Emirados Árabes Unidos ao leste, além de a oeste estar delimitado pelo Mar Vermelho e pelo Golfo Pérsico ao leste.  Existem estimativas que a população total da Arábia Saudita seja de vinte e seis milhões de pessoas, onde cerca de dezesseis milhões são os cidadãos realmente nativos, nove milhões são estrangeiros expatriados e dois milhões são imigrantes que não possuem legalidade. As cidades mais importantes do país são Meca e Medina, que são cidades extremamente relevantes e consideradas até mesmo sagradas para a religião islâmica, além de Jidá, que é uma cidade que possui o porto mais importante e a Riade que é sua capital atualmente.

Desde que a Arábia Saudita foi fundada o sistema político que lá é adotado é o da Monarquia Absolutista Teocrática, ou seja, no país existe um rei com plenos poderes que tem como base de suas ações – sejam elas de cunho policia, político ou jurídico – normas de uma determinada religião, que no caso é o islamismo, já que o próprio governo se descreve assim. Além disso, o uaabismo também exerce uma forte influência nas atividades do país, sendo que esse movimento islâmico é considerado fundamentalista, puritano, extremista e muito conservador.

Além de tudo o que já foi citado, existe um ponto muito relevante da Arábia Saudita: lá se encontra a segunda reserva de petróleo do mundo, além da sexta maior reserva de gás natural. Isso tudo influencia no fato de o país ser considerado pelo Banco Mundial como uma economia de alta renda, possuindo assim o décimo nono maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo. Além disso, A Arábia Saudita é ainda o maior exportador de petróleo do mundo, o que confere a ele uma posição de um dos países mais poderosos de todo o planeta, o que contribui também para a manutenção da hegemonia que o país possui sobre a Península Arábica.

Como foi possível perceber, a maior parte da economia saudita é baseada exclusivamente na indústria petroleira, correspondendo a aproximadamente setenta por cento das receitas do governo e a noventa e cinco por cento das exportações do país.

O Clima Na Arábia Saudita

A Arábia Saudita é considerada composta por áreas desérticas e semi desérticas. Basicamente não existem rios nem lagos no país, porém, os uades – leito de rio que se enche somente na época das chuvas – são numerosos. Tudo isso reflete na baixíssima quantidade de terrenos férteis no país, sendo que os poucos lugares que possuem esse aspecto são próximos aos uades que foram citados, ou ainda perto de bacias e oásis.

Excluindo somente a província saudita de Asir, todo o restante do país apresenta um clima desértico com temperaturas muito elevadas na parte do dia, que cai significativamente na parte da noite. As temperaturas durante o dia são bastante extremas realmente, podendo variar entre quarenta e cinco a cinquenta e quatro graus no verão. O índice de chuvas no país é baixíssimo, sendo que os temporais tradicionais são substituídos pelas tempestades de areia, que acabam sendo comum no país e que inclusive são o foco do artigo de hoje.

As Tempestades De Areia

As tempestades de areia – também conhecidas como tempestade de poeira – é um tipo de fenômeno natural chamado de litometeoros, que é a denominação dos fenômenos atmosféricos que fazem o transporte de materiais por meio da atmosfera. Esse tipo de fenômeno acontece na maioria das vezes quando a umidade relativa do ar fica abaixo do nível de oitenta por cento, já que é nessa circunstância que se possibilita a suspensão de partículas sólidas pelo ar. O resultado de tudo isso se dá através de uma névoa seca, que forma literalmente uma tempestade de areia.

Tempestades De Areia

Tempestades De Areia

Já a tempestade de poeira exclusivamente falando pode ser definida como uma imensa massa de partículas, sejam de poeiras ou de areia, que acabam sendo deslocadas através de ventos pesados e fortes, levantando essas partículas desde o solo até a alturas significativas. Em algumas situações esses fenômenos podem ser provocados por redemoinhos de vento.

As tempestades de areia acabam por acontecer majoritariamente em regiões onde a quantidade de areia é alta e a umidade do ar é baixa, sedo assim, o exemplo mais clássico são os desertos.

Tempestades de Areia na Arábia Saudita

Como já foi apresentado acima, a Arábia Saudita é constituída basicamente de deserto e isso é um fator muito contribuinte para a ocorrência de tempestades de areia. Uma das mais severas tempestades de areia que chegou a acontecer no país foi em abril do ano de 2018, na cidade e capital saudita de Riad. Muitos fotógrafos acabaram registrando esse momento e essas imagens impressionantes viralizaram por toda internet. Essas fotos e vídeos são extremamente curiosas, existindo até mesmo vídeos de aviões aterrissando quase que as cegas, devido a quantidade de areia, o que comprometeu muito a visibilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.