A Maior Piscina do Mundo

Uma Visão Geral Do Chile

A República do Chile, nome oficial do Chile, é um país sul americano que compreende uma estreita e extensa faixa costeira que fica localizada entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, que é uma cadeia montanhosa muito famosa. O país fronteira com vários países, como, por exemplo, a fronteira ao norte com o Peru, ao leste com a Argentina e com a Passagem de Drake e a nordeste com a Bolívia.

Como já foi dito, o país é limitado pelo Oceano pacífico, já que ele faz a fronteira com toda a região oeste do país, proporcionando assim um literal super extenso ao país, com cerca de seis mil e quatrocentos quilômetros. Além desse território citado, o Chile conta ainda com alguns territórios ultramarinos, como é o caso das Ilhas Desventuradas – conjunto de ilhas composto pelas Ilhas de San Félix, San Ambrosio, Gonzalez, entre outras –  a Ilha de Páscoa e a Ilha Sala y Gómez – que se localizam na Polinésia – e o Arquipélago Juan Fernández.

Por contar com um tipo de território muito particular – que possui aproximadamente quatro mil e trezentos quilômetros de comprimento e somente cento e setenta e cindo de largura – o clima do país pode variar imensamente ao longo de sua extensão. É por esse motivo que no Chile é possível encontrar vários extremos, como é o caso do deserto do Atacama, que é o deserto mais seco do mundo. Além disso, é possível encontrar locais com  um clima mediterrâneo, mas ainda locais que tem uma maior probabilidade de incidência de neve no inverna, ou seja, um clima alpino, onde é possível encontrar até mesmo fiordes e geleiras.

A região desértica do Chile é uma área que possui uma grande quantidade de riquezas minerais, sendo o principal deles o cobre. Já os recursos agrícolas e até mesmo a concentração mais intensa de população ase encontram em uma área consideravelmente pequena, se localizando mais ao centro do país. Essa também é a região que mais funciona como centro político, financeiro e cultural do país, que foi por onde o Chile passou a crescer no fim do século XIX.

Já a região ao sul do país tem outros tipos de riquezas, sendo as principais delas ligadas a natureza e as belas paisagens, já que lá é possível encontrar vários lagos, uma bela cadeia de montanhas, além de vulcões. A região costeira do sul conta com um enorme labirintos de penínsulas, que são compostas por fiordes, canais, enseadas e ilhas.

Depois de passar por vários desafios ligados a independência, guerras e ditaduras, atualmente o Chile é um dos países mais estáveis e com melhores probabilidades de crescimento econômico, social e cultural da América do Sul, sendo também um dos países que contam com mais itens positivos relacionados a qualidade de vida, desenvolvimento humano, globalização, percepção de corrupção, liberdade de imprensa, desenvolvimento democrático e até mesmo percepção de corrupção.

Algarrobo, San Alfonso Del Mar E a Maior Piscina Do Mundo

O Chile sendo um ótimo e promissor país, conta também com cidades e atrações excelentes, e é sobre algumas delas que será falado no artigo de hoje: A cidade de Algarrobo e o complexo residencial chamado San Alfonso del Mar, que se encontra nessa cidade.

Como já foi brevemente apresentada, Algarrobo é uma cidade que se localiza no Chile, mais especificamente na Região de Valparaiso, na Província de San Antonio. Algarrobo é considerada uma cidade pequena, contando com pouco mais de oito mil e seiscentos habitantes. Ela é uma cidade litorânea e as suas praias são: El Canelo, El Canelillo, El Pejerrey, El Curam El Yeco, Los Tubos, Las Cadenas, Las Dichas, San Pedro, Caminito, Club de Yates,m Algarrobo Norte, Internacional, Tunquén e Mirasol.

O nome do município se deve pelo fato de lá existirem muitas árvores de algarrobo, e além desse nome, a cidade também ficou conhecida como a capital náutica do Chile. Um dos pontos mais famosos de Algarrobo é o hotel / condomínio San Alfono del Mar, pois é lá que se localiza a maior piscina do mundo, que foi até mesmo reconhecida pelo Guinness Book.

San Alfono del Mar

San Alfono del Mar

Para a construção dessa piscina foi necessário um investimento de mais de um bilhão e meio de dólares, mas que os gastos não pararam por aí, já que essa piscina necessita de manutenção constante, sendo que elas podem somar cerca de quatro milhões de reais por ano. As dimensões da piscina são surpreendentes, já que ela conta com cerca de um quilômetro de extensão e aproximadamente oitenta mil metros quadrados de volume.

A piscina é composta por água salgada obtida diretamente do mar e sua parte mais profunda conta com pouco mais de trinta metros de profundidade, cobrindo assim uma região de aproximadamente oito hectares. A obra de construção dessa piscina demorou cinco anos e a responsável por ela foi a empresa do próprio Chile cahmada Crystal Lagoons..

Como já foi dito, a piscina não se localiza em um clube ou algo do tipo que é aberto ao público, mas sim, dentro de um luxuoso e requintado condomínio. A natação na piscina, por incrível que pareça, é proibida, sendo permitido somente a prática de esportes náuticos, como é o caso do stand up paddle, a canoagem, o windsurf, entre vários outros.

Nesse complexo residencial é possível ainda encontrar outras várias atrações, como pubs, restaurantes, cinema, anfiteatro, quadras e ginásio esportivo, spa, piscina aquecida, galerias de arte, aquário, entre outras coisas. Ao redor do condomínio existem cinco prédios que totalizam em mil e trezentos apartamentos na forma de pirâmide e que estão alocados de maneira que possuam uma bela vista do mar e do por do sol.

Pelo fato de esse condomínio não ser um hotel, não é possível simplesmente se hospedar lá. Para passar um tempo no complexo é necessário fazer um aluguel diretamente com o proprietário do apartamento, alugando-os por temporada.

Como já foi dito acima, é totalmente proibido nadar na piscina que é a maior do mundo. Mas além disso, dentro do complexo de San Alfonso del Mar existem outros tipos de proibição, como por exemplo: a entrada de cachorros, a ingestão de bebidas alcoólicas em áreas comuns, os passeios de bicicleta, a prática de esportes que utilizam bola, entre outros. Fora isso, o acesso às piscinas temperadas são permitidas somente aos donos dos apartamentos, e quando eles resolvem se banhar devem utilizar toucas enquanto se está lá dentro.

Foi possível observar que por mais que seja uma atração incrível, a visita até a maior piscina também é bastante burocrática e cheia de regras, porém, com certeza vale a pena a visita!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.