Estudos com Células Tronco

O início do governo Obama traz muitas mudanças e novas perspectivas em vários setores da vida americana. Esta semana o presidente americano surpreendeu a comunidade cientifica, com a notícia da suspensão das restrições impostas pelo governo às pesquisa e estudos com células-tronco embrionária através do veto aos financiamentos governamentais em apoio a essas pesquisas. A partir do dia 09 de março o governo americano voltará a financiar as pesquisas utilizando as células embrionárias, e também promete um forte apoio aos cientistas envolvidos nas pesquisas, pois entende que são estudos promissores ao desenvolvimento da ciência e com grandes perspectivas da cura de doenças que assolam a humanidade, o que mostra que Obama é a favor de pesquisas com células-tronco.

Estudos com Célula Tronco

Estudos com Célula Tronco

O anuncio feito pelo presidente Obama em cerimônia na Casa Branca na ultima segunda feira foi festejada pela comunidade cientifica em todo o mundo, pois acreditam que através desses estudos chegaram a cura de diversas doenças e ao tratamento eficiente de outras tantas. Ao mesmo tempo, a igreja católica, grupos religiosos e ativistas contra o aborto protestaram contra a decisão do presidente, pois há o entendimento que a célula-tronco embrionária é uma vida em potencial, e com sua destruição os cientistas estariam destruindo uma vida. Esse é um assunto que vem gerando muita polemica há alguns anos, no Brasil as pesquisas com a célula tronco-embrionária foram suspensas e aguardam uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, há uma expectativa dos cientistas brasileiros que com a decisão americana a justiça brasileira siga o mesmo caminho.

O que são Célula Tronco

O que são Célula Tronco

Em 2001 o ex-presidente americano George Bush criou regras que restringiram os financiamentos com essas células, tornando inviável a continuação das pesquisas, assim muitos projetos em andamento foram perdidos e tiveram que ser engavetados. Bush foi acusado de ter tomado a decisão tomando por base critérios de religião e política e não científicos.

Célula Humana

Célula Humana

Mesmo com a critica dos grupos religiosos que são contra o aborto, Barack Obama se define como um homem de fé, mas também alerta que somente através de pesquisas conscientes, utilizando avanços da tecnologia, é que a evolução e os avanços na medicina podem ocorrer, e o seu governo apóia o trabalho cientifico, que busca primordialmente aliviar o sofrimento humano trazido por doenças degenerativas, um dos principais alvos de estudo das células troncos embrionárias.

Célula Tronco

Célula Tronco

O anuncio do presidente Obama ainda vai mais longe, ele assinou um memorando que trata segundo ele da “integridade cientifica”. O memorando assinado por ele determina que a seleção dos cientistas que irão assessorar o governo serão realizadas levando em conta tão somente sua capacidade profissional e experiência e não os aspectos ideológicos e políticos, afirma ainda que os cientistas se dedicarão exclusivamente para a ciência sem sofrer qualquer tipo de coerção ou mesmo manipulação, e poderão falar abertamente, inclusive sobre os assuntos considerados “incômodos”. Com certeza a decisão anunciada do Presidente americano traz motivos para a comunidade cientifica comemorar, e traz uma mensagem de vida e esperança para quem espera por um milagre para doenças até hoje sem cura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.