Programas Sociais Brasileiros

Os programas sociais que o governo federal desenvolve tem como principal alvo as famílias de baixa renda, conforme podemos conferir nos dados do Ministério do Desenvolvimento que essas campanhas tem como principal objetivo incluir pessoas e famílias novamente no círculo da melhor qualidade de vida infantil e das famílias.
Um deste programas que fizeram estas pessoas até então deslocadas do eixo mais bem sucedido e abastado economicamente da sociedade é o Bolsa Família, que beneficia cerca de 11 milhões de famílias e mais de 20 milhões de crianças, menores de quinze anos.
O papel principal deste incentivo à estas famílias é na alimentação, pois segundo os dados do IBGE, 92% das crianças que pertencem à famílias beneficiadas pelo bolsa família comem mais frutas e biscoitos em geral e que quase a maioria, 96% fazem três ou mais refeições diarias, incluindo aí a refeição realizada na escola.

Incentivo

Melhorias Também nos Indicadores de Saúde

Segundo os dados levantados pelo Governo Federal, não somente na alimentação dessas crianças, mas como também em outros indicativos muito importantes na fundamentação do novo ser, como a escola e o posto de saúde.
O Governo obtém esses dados facilmente, pois 99,1% das escolas são obrigadas a fornecer os dados das crianças beneficiadas pelo programa, como sua frequência escolar, sendo que 95,1% das crianças cumprem a exigência requerida pelo programa.
Outro indicador importante que está sendo verificado é a presença de 86% das famílias envolvidas pelo programa frequentam mensalmente os postos de saúde pública, formando assim um novo ciclo onde anteriormente havia pobreza, falta de alimentação, saúde e pouco estudo, criando uma nova perspectiva para estas famílias.

Postos

Proteção

Além de todos os benefícios já citados e os animadores indicadores que o governo vêm recebendo do programa, outra importante iniciativa do Governo federal enquanto o assunto é alimentação e saúde vem diretamente de encontro com a população do semiárido, onde o Governo Federal implantou o PNAE, através do Ministério da Educação.
Nessa região marcada pela pobreza e falta de recursos, o Governo incentiva a merenda escolar, mesmo fora do horário de aulas, para que as pessoas tenham assim conseguido pelo menos uma única refeição ao dia, mesmo que estas crianças não participem de escolas da rede estadual, estendendo o benefício aos estudantes e participantes de albergues, creches e instituições de ensino municipal ou filantrópico.

CRAS

Outra boa ação promovida contra a exclusão de famílias é o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, vital à rede de proteção feita às pessoas, promovendo o suporte e incentivo e educação às pessoas de baixa renda que necessitam deste tipo de apoio.

Familias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.