Frases de Incentivo ao Combate a Fome

Sabemos que no Brasil e no mundo todo há muitas pessoas que passam fome diariamente devido a falta de oportunidades e por outros prejuízos que sofreram durante suas vidas. Apesar de saber da existência dessas pessoas não se sabe o número pois há dificuldade de se medir diretamente a quantidade dos que passam fome. A forma mais próxima com que viram que era possível verificar as pessoas que passam fome foi através da mensuração do consumo de alimentos e comparando com a renda da família e quantas pessoas compunha aquela casa. Essa foi umas das maneiras que permitiu aos setores públicos estar verificando de maneira indireta o número da população que passa fome no Brasil.

Em estudos realizados verificou-se que o problema da fome é a falta de renda suficiente para comprar produtos que nutram realmente as famílias. Essa pobreza, muitas das vezes, é devido a desigualdade salarial e consequência da concentração de renda existente no país e no mundo e por isso poucas pessoas detém de muito dinheiro e diversas outras pessoas detém a menor quantidade de dinheiro do mundo e isso faz potencializar a miséria e a fome do mundo.

Ainda não se criou políticas públicas que foram eficazes o suficiente para erradicar a fome no mundo, mas o Brasil é um dos países que tem lutado para diminuir as desigualdades e finalizar com a fome existente, apesar de não ter ainda alcançado resultados suficientemente agradáveis.

Ano passado o prefeito de São Paulo foi bastante criticado na tentativa de eliminar com a miséria e fome no estado, sua intervenção foi considerada por muitos como um retrocesso pois sua ideia era coletar e receber doações de sobras de alimentos que eram para ser descartados por indústrias ou comércios do estado e a partir desses realizar seu reaproveitamento processando-os e produzindo um granulado nutricional. Em troca dessas “doações” das indústrias  essas receberiam benefícios como, por exemplo, a isenção de impostos. Que realizaria esse processo com os alimentos seria a plataforma Sinergia. A medida foi reprovada e a maioria acredita que o que deveria ser realizado é apoiar pequenos agricultores para fornecerem alimentos que a população em geral é carente e não abastecer a população com uma ração humana que era para ter como destino o lixo ou ser usada como adubo.

Em programas de combate a fome sempre se fala em dar subsídio a pequenos produtores e a agricultura familiar para incentivar e fornecer a população uma alimentação mais saudável, fazendo com que haja oferta de alimentos frescos, diversificados e de qualidade, mas isso dificilmente é realizado e colocado em prática em todo o país. Para o combate a fome muitas frases de efeito e de incentivo para uma luta nesse sentido são faladas. Vamos listar algumas das mais usadas:

  • “A cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”
  • “A fome e o amor são dois eixos do mundo. A humanidade gira toda sobre o amor e a fome.”
  • “Quando a fome aperta a vergonha afrouxa”
  • “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia”
  • “Quem tem fome não tem escolha. O seu espírito não vem de onde ele gostaria, mas da fome”
  • “A terra provê o sufucuente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não sua ganância”
  • “A fome e a guerra não obedecem a qualquer leia natural São, na realidade, criações humanas”
  • “O mundo precisa de atitides, não de opiniões. Opinião nenhuma mata fome ou cura doença.”
  • “A fome devasta o mundo. Mas nem todos têm fome de alimentos, alguns têm fome de amor, de vida, de sonhos de esperança, de verdade. Essa é a pior de todas as fomes, a fome da alma. Não mata, mas desnutri a vida, a luz e o brilho que há na alma, apaga as chamas da vida, mas não a põe fim.”
  • “Queria um mundo sem fome, sem doenças incuráveis, sem falsidade, um mundo em que todos pudessem ser chamados de irmão e desse o valor real da palavra”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.