Frases de Desperdício de Alimentos

Desperdício de Alimentos

O termo “Desperdício de alimentos” acaba sendo um conceito um pouco vago, porém generalizando, se considera desperdício a perda que ocorre com alimentos próprios e aptos para o consumo, seja por descarte ou ainda por falta de utilização.

É difícil identificar precisamente quando essas perdas são ou não intencionais, pois diversos fatores podem influenciar no desperdício dos alimentos, mas no âmbito mundial, pesquisas apontam que em países menos desenvolvidos as perdas se dão por motivos relacionados a falta de ordem financeira, administrativa e/ou técnica, sendo abrangida pela definição de perda alimentar.

Já nos países mais desenvolvidos, os fatores que mais influenciam são os culturais e comportamentais, como a tradição de que a família sempre prefere comida fresca e fartura na mesa e na despensa, fazendo o desperdício se tornar muito mais propício. Existe também a dificuldade na harmonia da distribuição entre os alimentos produzidos e o agravamento dessas perdas ocorrem quando há muito mais produção do que demanda, causando um grande acúmulo e consequentemente a perda.

O problema cultural que acontece nesses países mais desenvolvidos também é mostrado quando se percebe que os consumidores não compram e tem uma certa rejeição com alimentos que tem aparência mais ferida.

Todo esse tipo de desperdício citado acima atinge cerca de um terço de toda a comida produzida mundialmente, e isso é um dado alarmante. E por mais que do modo em que os fatores tenham sido apresentados acima, dê a impressão de que o desperdício seja responsabilidade apenas do Estado e dos grandes produtores, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que é um órgão preocupado em erradicar a fome, aponta que 54% do desperdício ocorre no momento inicial da produção dos mesmos, e que os 46%  restantes, acontecem nas etapas de distribuição e consumo, ou seja, toda a sociedade tem influência nisso.

Outro dado de extrema relevância é que diariamente, cerca de 870 milhões de pessoas sofrem com a fome no mundo todo, por isso as estatísticas de desperdício precisam ser mudadas com urgência.

No Brasil, o fator mais influente no alto nível de desperdício é o manuseio e a logística de produção. Esse aspecto se divide entre problemas no do transporte e armazenamento, onde se perde cerca de 30% dos alimentos, também há problemas na colheita, onde o desperdício é de 10%, falhas no comércio causam cerca de 50% das perdas e por fim o desperdício nas casas, que são responsáveis por cerca de 10% da quantidade total.

Para evitar e conseguir diminuir esses números absurdos que estão ligados ao desperdício, existem algumas medidas, como por exemplo, preferir comprar alimentos de produtores locais, já que esses sofrem menos degradação e menos influência no transporte.

Outra possível alternativa é conseguir reaproveitar todas as partes dos alimentos, como as cascas, raízes e sementes, porém se isso não for possível, é interessante fazer compostas com os resíduos orgânicos. Desse modo, ao invés de irem parar em aterros sanitários e lixões, ele servirá como nutriente para alguma plantação.

Frases de Desperdício de Alimentos

A conscientização também é um fator importantíssimo na luta contra o desperdício, por isso logo abaixo estarão algumas dicas de frases para reflexão e até mesmo divulgação.

  • “É preciso dizer não ao desperdício. Vamos comer, pensar e conservar”
  • “Vamos aderir ao consumo consciente. Pare com o desperdício enquanto ainda há tempo.”
  • “Não permita que a comida vá para o lixo! Seja consciente.”
  • “É possível analisar que toda a comida que se joga fora seria capaz de alimentar todos os indivíduos que passam fome ao redor do mundo.”
  • “Aja com responsabilidade. Evite qualquer desperdício.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.