Impactos Ambientais

Entende-se por impactos ambientais os efeitos decorrentes de alterações que sejam causadas pela ação do homem ou pelas atividades naturais, sobre o meio ambiente. Não importa se os efeitos sejam benéficos ou não, de qualquer forma as conseqüências são chamadas de impactos ambientais. Bem que gostaríamos de ler nos noticiários, matérias com relatos de algum impacto ambiental de saldo positivo, ou seja, que tenha beneficiado o meio ambiente, mas parece que isto é bastante raro, ainda que não seja impossível.

Urbanos

Urbanos

Os constantes Avanços Tecnológicos, bem como a ciência em todas as suas formas de expressão podem e devem ser utilizados em defesa do Espaço Natureza, do qual se pretende fazer uso, sempre buscando minimizar ou preferencialmente neutralizar conseqüências maléficas ao nosso planeta, que já se encontra imensamente maltratado pelas ações inescrupulosas da humanidade. Talvez quando chegarmos à consciência do quanto e de Como Nós Somos Pequenos diante da grandeza deste universo, possamos nos redimir, se ainda houver tempo.

Impacto Ambientais

Impacto Ambientais

Aqui no Brasil o CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente – instituiu através de sua política ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental, que nada mais é do que um instrumento com o intuito de avaliar, através de técnicas especializadas e profissionais competentes, os efeitos de toda e qualquer intervenção ao Meio Ambiente. Só depois deste detalhado estudo dos impactos ambientais, e dependendo dos resultados, é que se obtém licença para a realização do pretenso empreendimento. Da mesma forma que uma empresa publica ou privada realiza um impacto financeiro antes de realizar determinadas atividades, buscando prever situações que podem ser irreversíveis, o Estudo de Impacto Ambiental busca proteger a natureza das ambições do homem, para a segurança do próprio homem. Dependendo do tipo de empreendimento a ser construído são levados em contas os aspectos referentes à Poluição do Ar bem como a Poluição da Água dentre muitos outros aspectos que não citamos aqui.

Brasil

Brasil

Algumas das atividades nas quais é exigido o EPIA – Estudo Prévio do Impacto Ambiental –, o EIA – Estudo de Impacto Ambiental e finalmente um RIMA que é um Relatório de Impacto Ambiental, além de projetos do empreendimento, previsões pertinentes, etc., são: aeroportos, estradas de rodagem, ferrovias, redes de energia elétrica, oleodutos, distritos industriais, etc. No caso de extração de petróleo, por exemplo, diversas vezes já ocorreram desastres ecológicos de gravíssimas proporções, dos quais a natureza nem sempre consegue se recuperar, ou mesmo que consiga pode levar muito tempo para isso, o que é bem diferente dos chamados Desastres Naturais, para os quais já há uma reação natural no meio ambiente. Além deste exemplo poderíamos citar muitos outros, mas enfim, o principal objetivo dos estudos dos impactos ambientais está em pesquisar sobre os possíveis danos que a natureza poderá sofrer, todas as Formas de Poluição devem ser estudadas, sempre buscando a Proteção do Meio Ambiente, afinal Preservando a Natureza estamos preservando nossas vidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Manifestações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário