Neve no Brasil – Saiba Mais Sobre o Fenômeno

O Brasil é um país tropical e por isso não temos neve normalmente, no entanto, nosso país já viu esse fenômeno meteorológico.  Os estados do Sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados com chances de ver neve. Algumas cidades desses estados são consideradas as mais frias do país como São Joaquim (SC), Urubici (SC) e São José dos Ausentes (RS).

Outras cidades em que é comum o aparecimento de neve são Bom Jardim da Serra (SC), Bom Jesus (RS), Urupema (SC), Cambará do Sul (RS) e Palmas (PR). Além da região sul do Brasil outros estados já tiveram a ocorrência de precipitação de neve como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

Quando Acontece?

Os meses mais propensos a ter neve no Brasil são os de junho, julho e agosto. Contudo, existem registros de neve precoce nos meses de abril e maio assim como neve tardia nos meses de setembro e outubro (que já é primavera). O ano de 2000 foi um dos anos em que mais se teve registro de neve tendo a mesma ocorrido em mais de 70 municípios nos três estados da região Sul.

O ano de 2010 também contou com neve em 21 municípios das serras catarinense e gaúcha. Nesse ano foi feito o último registro de neve acumulada no país. O destaque da neve no país foi o ano de 1975 em que o fenômeno aconteceu em vários municípios ao mesmo tempo nos três estados do Sul. A neve simultânea nos três estados do Sul também apareceu nos anos de 1928, 1942, 1955, 1975, 1994, 2000 e 2013.

Recordes da Neve

A precipitação de neve mais forte que o Brasil já registrou foi no dia de 7 de agosto de 1879 na cidade de Vacaria, Rio Grande do Sul. A neve acumulada chegou a dois metros de altura. Para se ter uma ideia esse tipo de nevasca é comum em países como Rússia e Canadá. Precipitações com grande acúmulo de neve são raras no nosso país sendo que as três que citaremos agora foram as únicas que tiveram acúmulos que atingiram ou superaram a marca de um metro.

  • Vacaria (Rio Grande do Sul) – No dia 07 de agosto de 1879 a cidade teve um acúmulo de dois metros de neve.
  • São Joaquim (Santa Catarina) – No dia 20 de julho de 1957 a cidade teve o acúmulo de 1,30 metro de neve. Em geral essa nevada é registrada como a mais abundante do país haja vista o tempo remoto em que ocorreu a nevada de Vacaria.
  • Itatiaia (Rio de Janeiro) – O município fica nas proximidades do Pico das Agulhas Negras e em junho de 1985 assistiu a um acúmulo de 1 metro de neve.

A Neve no Sul do Brasil

Santa Catarina

Devido ao seu planalto sul o estado de Santa Catarina é o que assiste a neve com mais frequência. Isso acontece não pela sua localização geográfica, mas sim devido as suas altitudes que estão entre 900 e 1800 metros do nível do mar. Porém, é no lado catarinense que tem maiores altitudes que se registram mais ocorrências de neve.

Os municípios do estado que mais tem neve são Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici. Muitos outros municípios catarinenses tem queda de neve e até mesmo casos raros em que a neve é registrada nas montanhas mais altas como aconteceu no Morro do Cachorro em Blumenau no ano de 1984.

No ano de 2013 ocorreu uma nevada em Santa Catarina que foi considerada história por ter atingido um terço das cidades do estado, 93 municípios registraram o fenômeno. O ponto mais frio do estado é o Morro da Igreja na cidade de Urubici que tem 1.822 metros de altitude. A temperatura lá já chegou a -17,8°C no dia 29 de junho de 1996.

Rio Grande do Sul

No estado mais ao Sul do país as cidades que são mais atingidas pela neve são aquelas que ficam localizadas nas regiões serranas do nordeste em especial as regiões que tem maior altitude, aproximadamente 900 m a 1400 m que são chamadas de “Campos de Cima da Serra”.

As mínimas de temperaturas dessas cidades são negativas, dentre essas cidades estão São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria e Cambará do Sul. Nessas cidades a neve cai quase todos os anos, mas com baixa intensidade. Há a ocorrência de neve em outras cidades serranas.

Tem outros locais do estado em que a precipitação de neve é ocasional, mas menos frequente. Cidades no nível do mar como São Francisco de Assis também tem a ocorrência de neve. Nessas regiões a neve já caiu forma de flocos, aguaneve e granular. A maior ocorrência de neve do estado foi em setembro de 2006 quando mais de 50 municípios foram atingidos pelos flocos. Chegou a ter acumulação de neve em algumas cidades.

Paraná

A cidade do estado do Paraná que mais á atingida pela neve é Palmas, localizada no extremo sul do estado numa altitude de 1090 metros. Porém, são raras as precipitações de neve que geram acúmulo da mesma. Outros municípios do estado também passam por nevadas, mas com menor frequência.

Dentre as demais cidades que tem neve esporadicamente no estado estão Cruz Machado, Inácio Martins, Cantagalo, Colombo, Apucarana, Cambira, Jaguariaíva, São José dos Pinhais, São João do Triunfo entre outras. A capital do estado, Curitiba, já teve neve nos anos de 1889, 1892, 1912, 1928, 1943, 1955, 1957, 1963, 1975, 1979, 1981 e 2013.

Um dos destaques vai para a cidade de Foz do Iguaçu que fica a pouco mais de 150 metros do nível do mar e registrou neve no ano de 1975. Existem relatos de neve em outros municípios mais ao norte do estado como Maringá e Arapongas. O registro mais recente de neve no estado foi em 2013 quando o município de Guarapuava assistiu aos flocos no começo da noite do dia 22/07 até o começo do dia 23/07/2013.

A Espera

Todos os anos o inverno vem rigoroso nos estados do Sul e a população já fica alerta esperando que os primeiros flocos caiam. No entanto, nas últimas décadas o fenômeno tem se tornado mais raro e somente uma lembrança dos mais velhos que viram as grandes nevadas de 1957 e 1975.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Manifestações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.