O Que é Lixo

O que é lixo? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado para o fim que se destina. Uma folga de papel usada, uma lata vazia, tudo isso pode ser considerado lixo, ou não.

O Que é Coleta de Lixo

O Que é Coleta de Lixo

A produção do lixo no meio ambiente é um fato, que acontece pela própria condição humana, entretanto com o processo de urbanização e industrialização a sociedade passou a produzir um volume imensurável de lixo, que é hoje em dia um dos mais graves problemas ambientais, a produção do lixo. Não há como parar de produzir lixo, entretanto é possível e urgente que o volume de lixo seja diminuído, e essa é uma questão de consciência coletiva da necessidade de preservação ambiental.

O Que é Reciclagem de Lixo

O Que é Reciclagem de Lixo

Estudos revelam que cada indivíduo produz anualmente cerca de 300 quilos de lixo. Até algumas décadas a natureza dava conta desse lixo que era decomposto naturalmente, com a revolução industrial e os grandes centros urbanos a produção de lixo se tornou um problema de difícil solução. Muitos materiais produzidos levam séculos para se decompor e nas áreas onde a densidade demográfica é maior os recursos naturais são desgastados com a produção de lixo, ocorrendo a poluição do ar, da água e do solo. O que fazer com as toneladas de lixo que são produzidos diariamente? Este é um dos grandes desafios da sociedade moderna, e a solução pode estar na reciclagem do lixo, em definir o que é lixo e o que pode deixar de ser lixo.

O Que é Lixo

O Que é Lixo

O lixo pode ser classificado de varias formas, basicamente de lixo orgânico e inorgânico. O lixo orgânico é aquele que se decompõe facilmente e que a natureza transforma como o papel, madeira, resíduos humanos, etc. Porém mesmo o lixo orgânico precisa ser tratado antes de ser jogado na natureza, pois o lixo causa doenças. O lixo inorgânico é um conceito mais complexo, pois todos os elementos que não se decompõe ou são produzidos artificialmente pelo homem são classificados como lixo inorgânico. São exemplos clássicos o plástico, o vidro, os metais e as ligas. O plástico leva em torno de 100 anos para se decompor e o vidro pode levar milhões de anos na natureza, causando degradação ao meio ambiente. Muitos desses produtos, especialmente o plástico são hoje biodegradáveis, o que facilita sua decomposição. Além desses tipos de lixo, temos o lixo tóxico e o lixo hospitalar, que precisam de um cuidado e um tratamento especial, pois podem acarretar sérios e graves problemas de saúde e de controle do meio ambiente.

A reciclagem de lixo é a grande solução que a humanidade encontrou para o problema da produção do lixo, pois através da reciclagem há a diminuição do volume total do que é lixo realmente, além disso há a economia dos recursos naturais e a geração de empregos e renda para muitas famílias.

Juntamente com a reciclagem a educação ambiental, formando uma consciência ecológica sobre o que é lixo e a importância do conceito dos 3R – Redução, Reutilização e Reciclagem do lixo, pode ser a resposta para esse problema crucial para a preservação ambiental do planeta para as gerações futuras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário