Mancha de Plástico no Oceano

Um fato triste e que demonstra nossa falta de cuidado com o meio ambiente

Atualmente existem duas manchas vergonhosas no oceano Pacífico, que apontam como a poluição o mundo já atingiu níveis críticos há um bom tempo.
As duas gigantescas manchas apelidadas de “sopa de plástico” possuem tudo quanto é tipo de coisa em seu interior, desde os plásticos que lhe deram o apelido até tecidos, metais, entre outros tipos de materiais.
Para ter uma idéia do tamanho do problema, se juntarmos as duas manchas do Pacífico o tamanho delas seria duas vezes maior que um país como os Estados Unidos, um dos maiores do mundo. Ou seja, cada mancha possui o tamanho de um país.

Como o Lixo Chega ao Oceano

Embora grande parte do lixo que é encontrado dentro das manchas seja despejada por tripulantes de navios de viagem e petroleiros, a poluição da terra firme também ajuda a montar este triste quadro.
Na última década a quantidade de lixo no oceano Pacífico triplicou, e isso afeta diretamente o ecossistema da região – os animais marinhos que passam por ali fatalmente acabam se alimentando de lixo, já que não conseguem discernir entre seu alimento e o lixo.
Existem algumas organizações que tentam encontrar alternativas para proteger os animais marinhos, mas a situação é difícil, principalmente porque a quantidade de lixo não para de aumentar, e cada vez mais rápido.
O motivo pelo qual o lixo se concentra no Oceano Pacifico é que este oceano concentra correntes marinhas – as correntes dos oceanos Índico e Atlântico convergem para ele.
Estas correntes marítimas são responsáveis por ligar os três oceanos, mantendo o fluxo de água. Como no Pacífico existem varias correntes que são circulares, os resíduos levados pelas correntes marinhas para o Pacífico acabam ficando presas nessas correntes circulares.
Essas duas manchas são exemplos de resíduos que ficaram presos.

Lixo

Tipo de Lixo

O problema é que não são apenas objetos que podem ser encontrados nas manchas. Com o passar do tempo o lixo acaba se diluindo, e essa gosma fica á deriva no mar, até ser presa em uma corrente no Pacífico.
Ou seja, é como um iceberg: o tamanho que dá pra ver já assusta, mas a maior parte ainda está em baixo.

Manchas

Possíveis Soluções

Pesquisadores do mundo inteiro discutem maneiras de retirar o lixo de lá, sem causar ainda mais impacto para a vida marinha. No entanto, devido à grande quantidade que já está com lixo, seria impossível simplesmente retirar toda essa sujeira de lá.
Uma hipótese aceita é da “faxina”: navios soltariam nos oceanos substancias solventes e atóxicas, que diluíram a “sopa plástica” em moléculas que não fizessem mal à natureza.
Enquanto não descobrimos a solução par ao problema, devemos fazer de tudo para não aumentá-lo, evitando o descarte inapropriado de lixo.

Faxina

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.