Arroz no Oriente Médio

O grupo sul-rio-grandense, Josapar, o maior empacotador e distribuidor de arroz da América Latina, vêm ampliando suas exportações para o mundo Árabe, onde já vendia seu arroz Tio João para o Líbano e para a Palestina. Agora também para a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, além disso, está em negociações com a Jordânia. Este é o quadro do arroz Tio João no Oriente Médio. O que chama a atenção é a proximidade desses países com a Tailândia e o Vietnã, grandes produtores asiáticos e localizados próximos ao Oriente Médio.

Cultura

Cultura

Não deixa de ser um Negócio da China para a Josapar. Estes países que estão comprando arroz brasileiro são altos consumidores segundo a pesquisa de mercado, onde a qualidade do produto brasileiro é bem conhecida. Mas para o incremento dessas negociações, a participação da Josapar na feira em Dubai, a Gulfood, realizada em fevereiro do ano em curso, tem sido fundamental par os novos negócios que estão sendo realizados com o Mundo Árabe, onde o arroz brasileiro é muito bem recebido, pois é muito parecido com outras variedades produzidas no mundo e consumido por lá.

Mundo

Mundo

Para um país como o Brasil que é o maior produtor e maior consumidor de arroz do Ocidente, e tem na Josapar a maior empacotadora e distribuidora de arroz da América Latina, localizada no Município de Pelotas, RS, a 60 quilômetros do Super Porto de Rio Grande, é um orgulho para todos nós brasileiros, embora apesar de tudo isto ser verdade, nós ainda não somos auto-suficientes na produção de arroz. Consumimos l4 milhões de toneladas de arroz ao ano e produzimos l2.5 toneladas ano, importando, consequentemente, mais de uma tonelada ano para suprir nossas necessidades de consumo. A Economia Brasileira luta pelo equilíbrio em sua balança comercial e diante deste quadro a orizicultura brasileira deve ao país um crescimento de um ponto percentual para equilibrar o setor. Isto é apenas uma constatação.

Arroz no Oriente Médio

Arroz no Oriente Médio

Mas o que fortalece mesmo a venda do arroz brasileiro para o Oriente Médio é a sua qualidade originária de uma produção de sementes selecionadas pelo IRGA e pela EMBRAPA, duas Estatais brasileiras que cuidam entre outros produtos, do arroz fornecendo uma semente certificada e de alta qualidade. É o governo Trabalhando Duro através de suas estatais para ajudar no desenvolvimento do país, e o arroz Tio João no Oriente Médio é o resultado dessa união de esforços em favor do desenvolvimento econômico. A Josapar, como grande empresa que é, soube tirar proveito da queda de produção de arroz no ano passado, quando os preços internacionais subiram muito, o que favoreceu o mercado brasileiro, além do seu Marketing pessoal, do qual a própria empresa deduz não perder mais essa fatia do mercado, pois capricha na embalagem para conquistar e na qualidade do produto para fidelizar o cliente, o que é comercialmente correto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.