PIB do Japão

O Japão, país oriental que depois da Segunda Guerra Mundial se tornou a segunda maior economia do mundo com as consequências da guerra, sofreu agora com a crise econômica atual, a maior recessão de todos os tempos de sua história, sofrendo com o desemprego, a queda de preços dos seus produtos que não encontravam colocação no mercado externo, onde a China, com preços muito mais baixos, apesar da menor qualidade, acabou interferindo e ajudando a colocar o Japão e sua economia em recessão. Agora, para a felicidade de todos, o PIB do Japão cresce e o país do sol nascente volta a sorrir e ter esperanças, depois de viverem momentos incríveis de apreensão, por verem seus produtos manufaturados perderem o poder de comercialização e ficarem a mofar nas prateleiras do comércio japonês.

PIB do Japão

PIB do Japão

Mas com o crescimento do PIB, no segundo semestre, em 0,9% em relação ao primeiro trimestre e 3.7% em relação ao mesmo período do ano anterior (2008), o que representa o primeiro crescimento da economia desde o primeiro trimestre de 2008, são na realidade, dados muito positivos e alentadores para sua economia. Estes resultados confirmam a aprovação das medidas tomadas pelo governo do Japão, no sentido de reverter o quadro de sua economia combalida. Os resultados esperados vieram através do aumento do consumo interno e o aumento das exportações, ajudadas pelo aumento da demanda externa, uma verdadeira luz no fim do túnel para a economia japonesa.

Economia

Economia

As medidas do governo de estímulo, em conjunto com as medidas externas que estimularam o fortalecimento da demanda externa, estão ajudando o Japão a caminhar em direção a sua recuperação econômica, sua superação da crise e consequentemente, sair da recessão em que se encontra. Como o PIB do Japão cresceu, no último trimestre, com certeza, tudo vai ficar mais fácil. Dados estatísticos de órgãos do governo japonês apontam para um crescimento ascendente, ajudado pela reação da economia de outras nações, como Alemanha e França, cujos PIBs cresceram 3% no segundo trimestre, e cujo crescimento estaria em ajudar o Japão como vencer a crise econômica. Não há duvidas quanto a isso.

Política

Política

Outras economias como a dos EUA, por exemplo, que está dando pequenos sinais de recuperação, num quadro de globalização é um forte indicio de recuperação da crise mundial que assolou o mundo. O Japão aprovou recentemente, um pacote de 25 milhões de ienes para reequilibrar seu mercado interno, o que parece ter funcionado, tendo em vista o crescimento de 0,8% do setor. Mas analistas especializados acreditam ser necessários esperar algum tempo, pois os dois fatores que estão dando este suporte e que resultou no crescimento do PIB japonês, sozinhos não serão capaz de fazer o Japão ter um crescimento sustentável. É uma opinião respeitável de pessoa que conhece toda a problemática do Japão, o economista Takahide Kiuche, chefe da Nomura Securitz de Tóquio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.