Casa da Moeda

Fundada no dia 8 do mês de março do ano de 1694, a casa da moeda do Brasil trata-se de empresa pública que é vinculada ao Ministério da Fazenda sendo uma empresa que conta com mais de 3 séculos de existência. Criada por governantes portugueses, ainda no período do Brasil Colônia com o objetivo de usar o ouro que provinha das minerações para a fabricação de moedas, os únicos produtos que na época seriam fabricados por esta casa. Nessa época, no Brasil era bastante expressiva a extração do ouro, o comercio aumentava muito, mas não havia moedas suficientes, pois o suprimento local não acontecia.

Casa da Moeda

Casa da Moeda

A primeira casa da moeda no Brasil teve sua sede na cidade de Salvador e um ano após esta fundação foram cunhadas as primeiras moedas brasileiras mesmo, e com isso de maneira progressiva embora lenta, as moedas estrangeiras foram aos poucos sendo substituídas pelas do país. Temos noticias de que em 1695 é que as moedas de 1.000, de 2.000 e de 4.000 réis fabricadas em ouro e de 20, 40, 60, 80, 160, 320, e de 640 réis, estas de prata, foram às primeiras moedas brasileiras e passaram a ser conhecidas como: série das patacas. Daí em diante além de produzir as moedas, a CMB também passou a produzir cédulas de dinheiro e outros produtos quando então misturou sua história da moeda com a história do país.

Brasil

Brasil

Em 1843 ao imprimir o selo Olho de Boi fez o Brasil ocupar o terceiro lugar no mundo na emissão de selo postal, antes do Brasil apenas Inglaterra e Suíça já haviam emitido selo. O Olho de Boi é sem dúvida não só parte da nossa história, mas também da filatelia a nível mundial. Sobre a CMB sabemos ainda que depois de funcionar no nordeste e em Minas Gerais teve sua transferência homologada para o Rio de Janeiro. A princípio instalada provisoriamente teve seu prédio próprio inaugurado em 1868 e modernizado de 1964 a 1969 com o objetivo de que o Brasil alcançasse a auto-suficiência e agilidade na fabricação de moedas, meta que foi alcançada em 1969.

Fotos

Fotos

Com o desenvolvimento do mercado de trabalho e da economia brasileira, logo veio a necessidade de expandir a capacidade da CMB de produzir mais e assim hoje temos um dos maiores complexos do gênero que existem no mundo. O projeto foi feito, a construção foi concluída e foi então inaugurada no ano de 1984, na Zona Oeste do Rio, Distrito Industrial de Santa Cruz. São 11.000 m² de ótimas instalações em um terreno de 500.000 m². Das instituições brasileiras a casa da moeda é uma que está entre as mais antigas e respeitando um severo código de ética tem orgulho por manter por mais de trezentos anos a confiança e o respeito de clientes e da sociedade, oferecendo produtos seguros e de qualidade em consonância com padrões internacionais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.