Desvio de Dinheiro Público

O Brasil é muito conhecido, infelizmente, pelos inúmeros casos de corrupção envolvendo grandes nomes da política, sendo que, a maioria daqueles que são acusados de alguma irregularidade com o manejo do dinheiro público não foram julgados, estão soltos e ainda, pasmem, ocupam cargos públicos. Por conta desses acontecimentos, associados com os péssimos indicadores sobre saúde e educação, o país é visto lá fora como a “República das Bananas”.

E isso é muito prejudicial ao país tanto nacionalmente, quando a população fica desacreditada da eficiência do governo e todo o seu sistema, quanto internacionalmente, quando outras nações, principalmente aquelas conceituadas em combate à corrupção, avaliam negativamente o Brasil para realizar negócios ou qualquer outro tipo de cooperação.

No entanto, muito se vêm pesquisando para poder entender esse estranho fenômeno de corrupção, que, enquanto muitos acham que surgiram nos 20 anos do país, a história mostra que isso acontece desde o ano de 1500, quando os portugueses por aqui atracaram em busca de novas terras, pedras e metais preciosos, além de mercado para escoar sua produção que já estava atolada na Europa. Nessa época, a corrupção era mais escancarada, por conta da grande desigualdade que existia e, também, porque não havia muita preocupação com assuntos como a ética.

Aqui nesse artigo, você vai saber um pouco mais sobre o que é a corrupção, bem como alguns relatos sobre casos de corrupção que aconteceram no Brasil. Confira:

O Que É A Corrupção?

Literalmente falando, a corrupção pode significar “decomposição, degradação”. Ou seja, uma saída negativa de um percurso positivo, para cometer, geralmente, ilicitudes. No entanto, em bem poucos casos, existem pessoas que se corrompem visando um bem maior, que não é o seu, mas de outras pessoas. Mesmo assim, seja para o bem ou para o mal, a corrupção é uma situação que deve ser combatida o mais eficientemente possível.

Muitos especialistas argumentam que a corrupção tem início em uma pessoa quando essa não está, de forma alguma, preocupada com o bem comum, isso é, o que realmente interessa para essa pessoa é a sua satisfação e realização pessoal, sendo que, para essas pessoas, é quase um trabalho impossível fazer uma coisa para o bem da sociedade que não te inclua ou ne traga gratificação. Falando assim, parece até que o ato de se corromper foi “romantizado”, mas, na realidade, ele foi decomposto para ser analisado bem criticamente e que para que fique fácil entender o porque de certas pessoas se entregarem de bandeja para esse ato.

Muitas pessoas acreditam que os casos de corrupção estão atrelados com o desvio de recursos públicos para financiar privilégios próprios ou de familiares. No entanto, o conceito de corrupção abrange muito mais do que isso. Um policial que utiliza de sua força e autoridade para impor algo que não está previsto no Código Penal pode ser considerado um policial corrupto, assim como um juiz que julga um caso de forma parcial para poder atender aos desejos de terceiros, geralmente poderosos, também é corrupto. Esses casos podem ser acompanhados na novela “O Outro Lado Do Paraíso”, da Rede Globo, onde os personagens Gustavo e Vinícius, juiz e delegado, respectivamente, utilizam do poder público cedido a eles para poder cometer diversas atrocidades. O que se passa na novela é apenas um retrato do que ocorre diariamente nos diversos locais existentes no Brasil.

Os casos de corrupção são mais alardeados quando se trata de figurões da política que, para estarem lá em cima, precisam dos votos da população. Como já dito, o início da corrupção no país veio com a chegada dos portugueses até essas terras e a consequente imposição da agenda exploratória deles para os nativos que aqui residiam. E, com isso, essa cultura foi mantida até o fim do Império e início da independência do país, continuando com o estabelecimento da república, em 1889, e continuando até hoje no país.

Muitos entusiastas do militarismo acreditam que a única época em que não se teve corrupção no Brasil foi durante a sangrenta Ditadura Militar que aconteceu no Brasil durante os anos de 1964 a 1985, no qual os militares derrubaram o presidente eleito João Goulart e implantaram a agenda militar que resultou em diversos crimes de tortura, morte e sequestro, alguns até hoje não resolvidos e com centenas de pessoas desaparecidas. No entanto, historiadores acreditam que esse episódio foi apena um dos “extremos” de corrupção que se houve no Brasil, mas que eram acobertados, justamente, pelo controle excessivo da mídia pelos militares.

Por falar em mídia, naquela época, muito se falou sobre a polêmica e estreita relação que os grupos de comunicação mantinham com os militares, principalmente, a mídia controlada pelas Organizações Globo, hoje chamada de “Grupo Globo”, no qual a principal empresa do grupo, a Rede Globo, foi acusada de apoiar o regime militar no país, em troca de favores que ajudaram no estabelecimento da emissora como a maior do país.

Um dos casos mais emblemáticos envolvendo corrupção foi o caso do mensalão, que ocorreu durante os anos de 2005-2006, durante o governo do petista Luís Inácio Lula da Silva. Nessa época, gravações e escutas mostraram que vários deputados de diferentes partidos recebiam dinheiro para realizar trabalhos em favor de empresas, sendo que o seu partido de origem também recebia grandes remessas. O Superior Tribunal Federal, o STF, julgou a maioria dos acusados, também os condenando, sendo um dos marcos da justiça brasileira. Esse escândalo ficou marcado como o maior da Era Lula, que durou de 2002 a 2010, além, também, de manchar a reputação do PT perante o seu eleitorado. Isso foi sentido em 2006, quando da reeleição do petista, que, mesmo sendo um dos maiores percentuais de votos em uma reeleição, teve uma grande baixa se comparada à eleição de quatro anos antes, em 2002.

Atualmente, o Brasil vive um grande dilema, que é a crise política somada com uma forte recessão. O judiciário vem agindo cada vez mais para punir e julgar os que estiverem envolvidos em escândalos de desvio de dinheiro e outros crimes, embora algumas figuras políticas ainda não tenham sido devidamente investigadas.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.