Relação entre os Produtores, Consumidores e Decompositores

Um ecossistema é composto de seres vivos que recebem o nome de componentes bióticos, com isso o seu conjunto se chama biota ou biocenose. Esses serem se organizam em três categorias que são as de produtores, consumidores e decompositores. A seguir vamos te explicar um pouco mais sobre esses seres e de que forma eles se relacionam. É dessa relação que se dá o equilíbrio de um ecossistema.

Ecologia

Quando pensamos de uma forma geral percebemos que elementos como a água, o solo e o ar não podem ser vistos dissociados, pois não vivem isoladamente. O mesmo se dá com os seres vivos que formam um ecossistema, das relações que se desenvolvem entre eles é que o meio ambiente consegue se manter.

A ciência que é responsável por estudar a relação que existe entre os seres vivos e o meio ambiente é a ecologia. Essa palavra vem do grego e pode ser traduzida literalmente como o lugar onde se vive. Trata-se de uma ciência dividida em várias áreas de estudo como a Ecologia Numérica, Ecologia da Restauração, Ecologia Quantitativa entre outras.

Estudos como o ciclo da água, o uso do solo pelo homem, o ar que respiramos bem como a relação entre os seres vivos num ecossistema estamos empreendendo estudos de ecologia.

Produtores (Autótrofos)

Os seres que se enquadram na categoria de produtores (autótrofos) são aqueles que têm a capacidade de fabricar a sua própria fonte de nutrição, ou seja, o seu alimento. Podemos identificar na natureza nesse grupo seres como as algas e as plantas. Através da fotossíntese esses seres produzem substâncias que são essenciais para a sua nutrição e que também funcionam como nutrientes para outros seres vivos que não tem a capacidade de fazer fotossíntese ou então que não fazem parte do grupo dos produtores.

Entendendo Melhor

Todo ecossistema conta com organismos com dependem dos seres que fazem fotossíntese para sobreviver. Um exemplo prático é o do topo (copa) de uma árvore em que insetos comem as folhas ou então sugam o néctar proveniente das flores. Por sua vez as larvas de moscas (bicho-da-fruta) e pássaros se alimentam dos frutos.

Já no chão, sob a árvore, outros insetos e micro-organismo fazem sua alimentação com base nas flores, folhas e frutos que a árvore deixar cair. Basicamente todos esses seres estão consumindo substâncias que foram produzidas pela árvore através de fotossíntese.

Consumidores (Heterótrofos)

Os chamados seres consumidores ou heterótrofos são aqueles que não têm a capacidade de produzir o seu alimento e dessa forma precisam se alimentar dos produtores e de outros seres heterótrofos. Conforme o alimento que consumem esses seres podem receber vários nomes, como, por exemplo:

  • Herbívoros – Animais que se alimentam de plantas, como, por exemplo, gafanhoto e capivara.
  • Carnívoros – Animais que se alimentam da carne de outros seres como o leão e o gavião.
  • Onívoros – Animais que se alimentam de animais e plantas como o homem e o lobo-guará.
  • Hematófagos – Animais que se alimentam do sangue de outros animais como, por exemplo, o pernilongo e o carrapato.
  • Insetívoros – Animais que se alimentam de insetos como o tamanduá e alguns tipos de pássaros.
  • Detritívoros – Animais que se alimentam de detritos vegetais e de animais como, por exemplo, o caramujo.

O Ciclo dos Consumidores

Os herbívoros são os primeiros consumidores do grande ciclo da natureza já que eles se alimentam da matéria orgânica que é sintetizada pelas plantas, dessa forma são eles os chamados consumidores primários. A partir do momento que um animal que come carne (carnívoro) se alimenta de um animal herbívoro passa a ser o consumidor secundário.

Por sua vez outros animais carnívoros se alimentam dos consumidores secundários de forma que passam a ser os consumidores terciários desse ciclo. Consumidores quaternários são aqueles que matam a sua fome se alimentando daqueles que são os consumidores terciários. Os níveis primário, secundário, terciário, quaternário e assim por diante são todos chamados de nível trófico.

Entendendo Melhor

A chamada cadeia alimentar acompanha o caminho que é feito pela matéria orgânica que foi sintetizada pelos produtores até que ela chegue aos decompositores após passar pelos consumidores.

Decompositores

Os decompositores são o final da cadeia alimentar e se caracterizam por se nutrirem de restos de animais e plantas em decomposição. Dentre eles estão bactérias e fungos que agem como os processadores do lixo já que fazem a decomposição dos organismos mortos de maneira a transformá-los em substâncias mais simples como gases, sais e água.

As substâncias que resultam do trabalho dos decompositores podem vir a ser reutilizadas pelos produtores. A reciclagem feita por esses seres torna possível o reaproveitamento da matéria orgânica e ainda contribui para que nosso planeta não fique repleto de matéria orgânica morta.

Ecossistemas Aquáticos

Nos ecossistemas aquáticos o nível trófico dos produtores é representado pelo fitoplâncton (constituído por algas de tamanho microscópico). Já os consumidores primários são nesse ecossistema animais bem pequeninos, em geral microscópicos, como protozoários, larvas de insetos entre outros que compõem o zooplâncton.

Em seguida vêm os consumidores secundários que são representados pelos peixes pequenos que acabam devorando os representantes do nível trófico primário. Já no nível dos consumidores terciários se encontram animais maiores como cetáceos (que são os mamíferos aquáticos), peixes, aves que se alimentam de peixes e em alguns casos até mesmo o homem.

O Equilíbrio Entre Produtores, Consumidores e Decompositores

Para que seja possível que todos os seres sobrevivam no meio ambiente é essencial que hajam fatores como água, luz, oxigênio (ar), temperatura e nutrientes. Basicamente eles correspondem àquilo em que consiste o ambiente físico. Por exemplo, pense nos sapos que se alimentam de insetos que se alimentam por sua vez de vegetais que ficam nas margens da lagoa.

Alguns desses sapos servem de alimento para alguns peixes e os corpos dos animais que morrem acabam sendo transformados em nutrientes para os vegetais. As plantas fazem a absorção do gás carbônico para que possam liberar o oxigênio que é fundamental para a sobrevivência de animais bem como o próprio homem.

Com isso observamos que os seres vivos têm uma relação de equilíbrio com os fatores físicos bem como entre si. Sendo assim todos fazem parte de um ambiente em comum que recebe o nome de ecossistema. Assim quando há equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente existe um equilíbrio ecológico. Dessa forma cada ser vivo tem o seu papel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.