Etiqueta Profissional nas Redes Sociais

Antigamente o conceito de etiqueta no trabalho se restringia aos momentos em que o funcionário estava dentro da empresa. Contudo, com o passar do tempo e o advento da internet esse conceito precisou se expandir. Desde que as redes sociais ganharam força e popularidade passaram a ser motivo de dilema para muitos profissionais.

Afinal, existe algum tipo de código de ética e etiqueta para seguir nas redes sociais? Adicionar o chefe e colegas do escritório realmente é positivo? Passamos boa parte do nosso tempo (de trabalho e livre) online e assim pode ser um pouco difícil saber como coordenar essa relação com o pessoal do trabalho mesmo estando num ambiente informal e online.

Participação Ativa das Redes Sociais

Estudos apontam que cerca de 36% das horas que os brasileiros passam na internet são passadas nas redes sociais como o Facenbook, por exemplo. Para se ter uma ideia somente no Facebook são mais de 60 milhões de brasileiros. Até mesmo quem está procurando um emprego pode usar as redes sociais para isso já que existem opções como o Linkedin que visam facilitar o encontro de pessoas interessadas em encontrar uma boa posição.

Dessa forma podemos entender que a participação nas redes sociais se torna algo quase que inevitável em nossa vida moderna e por isso gera um grande entusiasmo. E mesmo que você utilize as “configurações de privacidade” que as redes sociais oferecem pode ser difícil gerenciar a sua vida pessoal e a imagem profissional que precisa passar.

Empresas e Redes Sociais

Boa parte das empresas já se inseriu no universo digital e busca informações sobre candidatos a uma vaga nas redes sociais. Não estamos dizendo para você se desconectar e sim saber como manter a sua imagem profissional intocada sem perder o que as redes sociais oferecem de bom.

Existe um grande deslumbramento por parte das pessoas em relação a viver conectado e algumas pessoas perdem a noção pelo fato de não terem a compreensão de quão gigantesca é a exposição na internet. Todo mundo já ouviu falar de alguém que foi demitido ou deixou de ser contratado por essa ou aquela empresa devido a comentários feitos em redes sociais.

Exposição – Para o Bem e Para o Mal

Assim como as redes sociais podem atrapalhar a carreira de uma pessoa podem ajudar empresas a encontrar talentos. Nunca foi tão fácil para as empresas encontrar bons profissionais de variadas áreas. As redes sociais podem ser usadas como um tipo de página de autopromoção dos cursos de qualificação que você faz, de um portfólio de trabalhos entre outras coisas que ajudem a te tornar um profissional mais atraente para as empresas.

Em essência podemos dizer que uma rede virtual não é tão diferente de uma rede social humana convencional já que as pessoas se relacionam umas com as outras desde sempre. Com isso chegamos ao ponto de que as relações online e offline não são assim tão diferentes entre si.

Dicas de Etiqueta Profissional nas Redes Sociais

A seguir listamos algumas dicas de etiqueta profissional para quem tem o hábito de adicionar colegas e amigos do trabalho nas suas redes sociais. Seguindo essas dicas você evitará uma série de problemas e constrangimentos no escritório.

Publicações Pessoais

Mesmo quem não tem colegas de trabalho adicionados no seu perfil deve tomar cuidado ao fazer postagens pessoais já que geralmente tudo o que postamos fica aberto para qualquer um. Dessa forma pense bem antes de postar que você está insatisfeito com o seu trabalho ou que um ou outro colega de trabalho te irrita. Controle o seu desejo de mandar indiretas, pois pode acontecer de você acertar o seu alvo ou então acabar acertando em alguém contra quem você nem tem nada.

Coerência

Nas redes sociais específicas de trabalho como o Linkedin, por exemplo, é essencial saber manter a coerência com as informações que você divulga. Selecione os dados mais importantes do seu histórico profissional e coloque apenas o que for relevante e necessário. Tenha em mente que você deve divulgar apenas o que é possível comprovar, pois no mundo real ainda são exigidas as devidas comprovações.

Cuidado com o Spam

Tem coisa mais chata do que receber atualização de spam nas redes sociais ou e-mail? Pense nisso e evite enviar conteúdos como piadas de humor duvidoso, convites para que as pessoas joguem com você ou mesmo convites para que as pessoas curtam essa ou aquela página. Pense da seguinte forma não é porque você tem 500 amigos no Facebook que tem intimidade com todas essas pessoas. Deixe as brincadeiras para aquelas pessoas com que você tem intimidade.

Moderação e Bom Senso

A principal recomendação de etiqueta profissional para o ambiente de trabalho é ser moderado e ter bom senso, isso vale tanto para o dia a dia real como para as redes sociais. Dessa forma não fique postando conteúdos desagradáveis, que ofendam um determinado grupo, piadas de mal gosto, indiretas, fotos muito íntimas entre outras coisas que podem fazer você se tornar mal visto pelos colegas.

Não Entre em Fofocas

Algumas pessoas não resistem a uma boa fofoca e se antigamente isso já era mal visto hoje em dia com a possibilidade de dar prints na tela do computador e salvar conversas em bate papos se tornou ainda mais perigoso falar mal dos colegas. Então mesmo que você tenha uma grande amizade com algumas pessoas e esteja com raiva de alguém não caia em tentação.

Páginas que Você Curte

Se antes, nos tempos do Orkut, era preciso cuidar para não entrar em comunidades do tipo “Eu odeio meu trabalho” e “Detesto meu chefe”, hoje, as pessoas precisam cuidar das páginas que curtem. Tem casos de pessoas que saem curtindo muitas páginas sem a devida atenção e quando percebem tem algumas coisas que depõem contra si. Cuidado com conteúdos preconceituosos, agressivos, que falem mal da sua profissão/trabalho entre outros.

Fotos

As fotos também são o calcanhar de Aquiles de muitas pessoas que acabam perdendo a noção com redes sociais como o Instagram, por exemplo. Seus colegas de trabalho não precisam ver fotos se biquíni ou sunga, por exemplo. Além disso, não é nada legal dizer que está doente e postar fotos na praia.

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.