Quais as Melhores Cachoeiras de Minas Gerais?

Quais as Melhores Cachoeiras de Minas Gerais?

Se você é um dos apaixonados por cachoeira, não pode deixar de conhecer as melhores que existem em Minas Gerais. Aliás, algumas das cachoeiras mais lindas do país estão situadas nesse estado, que também é maravilhoso.

Então, para te inspirar, selecionamos aqui algumas das melhores cachoeiras de Minas Gerais que valem muito à pena conhecer. Confira com atenção!

1 – Cachoeira do Caldeirão (Baependi)

Cachoeira do Caldeirão em Baependi

Cachoeira do Caldeirão em Baependi

Essa linda cachoeira se localiza no Sul de Minas. Apesar de possuir uma queda pequena, ela é bem volumosa. Por debaixo da sua queda, há uma bela piscina natural, e que é super procurada pelos banhistas, para se refrescarem nos dias mais quentes do ano.

Para chegar à essa cachoeira, o caminho não é muito difícil. O local conta com 28km de estrada de terra. Porém, sem nenhum tipo de sinalização. Por isso, se você não mora na região, a dica é entrar em contato com um guia local. Dessa forma, você não arrisca ficar pedido.

2 – Cachoeira da Estiva (Carvalhos)

Mais uma das belas cachoeiras de Minas Gerais, e que também se localiza no sul do estado. A cidade de Carvalhos, inclusive, é muito famosa por contar com várias trilhas, e também com outras cachoeiras, como é o caso da Prainha, dos Franceses e do Funil.

Porém, a Cachoeira da Estiva é a mais famosa delas. Além disso, ela possui uma queda de 70m, e que dá origem a um lindo poço de água bem cristalina e gelada.

A Cachoeira da Estiva é um local muito tranquilo e agradável, perfeito para um passeio em família, para um piquenique, e para descansar muito, deslumbrando toda a natureza à sua volta.

3 – Cachoeira dos Garcias (Aiuruoca)

Essa cachoeira é uma das mais visitadas por turistas. Ela se localiza no Sul de Minas, em Aiuruoca. Ela possui uma queda com 30 metros. Lá embaixo, sua queda dá origem a uma linda piscina natural, de águas cristalinas, e que é ótima para tomar aquele banho maravilhoso.

Para chegar ao local, o trajeto deve ser feito pela BR 267, partindo do km 5. É preciso seguir a pé até um certo ponto, o que dá em torno de 20 minutos de caminhada. Por isso, é recomendado contatar um guia para não se perder no caminho.

4 – Cachoeira do Rio Claro – Fumaça (Nova Ponte)

A Cachoeira do Rio Claro, que também é chamada de Cachoeira da Fumaça, localiza-se em Nova Ponte, a cerca de 60km do centro de Uberlândia (Minas Gerais), e a 72km de Uberaba (Minas Gerais), localizadas no Triângulo Mineiro.

5 – Cachoeira do Sumidouro (Felício dos Santos)

Essa bela cachoeira de Minas Gerais tem sua origem na nascente do Rio Araçuaí. Ela está localizada no Vale do Jequitinhonha, mais precisamente em Felício dos Santos. A sua queda d’água chega a 75 m de altura. Por isso, é um local muito procurado por quem pratica rapel.

Ao contrário do que acontece com as demais cachoeiras, a Cachoeira do Sumidouro não forma nenhum poço na queda. Ao cair, suas águas simplesmente desaparecem bem no pé da queda. E é daí que vem o nome Sumidouro.

6 – Cachoeira da Casca D’Anta (São Roque de Minas)

A maior queda do Rio São Francisco é essa cachoeira. A sua formação se dá quando o Rio da Integração Nacional sai do “berço”, que é na Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, em São Roque de Minas.

Essa cachoeira conta com uma queda livre de 186 m. E o seu nome é proveniente de uma árvore de nome Casa D’ Anta, que recebeu esse nome pelo fato de possuir propriedades medicinais e cicatrizantes. De acordo com pesquisadores, a anta se esfrega em seu tronco com a finalidade de curar feridas superficiais.

7 – Cachoeira do Tempo Perdido (Serro)

Esta cachoeira está situada em Capivari, no distrito do Serro, bem no Alto Jequitinhonha. É também uma das cachoeiras mais visitadas de Minas Gerais. Ela fica a 39 km do centro do Serro. E também a 21km de Milho Verde, que consiste no distrito mais famoso do Serro.

Apesar de ser mais difícil chegar a essa cachoeira, a visão compensa e muito. O local possui muita beleza natural, um lindo poço de águas claras e tranquilas, e com areia branca a sua volta. Essa cachoeira se localiza em uma propriedade particular. Por isso, se quiser visita-la, terá que pagar uma taxa de manutenção.

8 – Cachoeira dos Cânions (Capitólio)

Capitólio, que fica cerca de 300 km de distância de Belo Horizonte, é um dos locais mais procurados por turistas de toda parte. Afinal de contas, o local conta com o Lago de Furnas, com cânions, e com muitas outras lindas cachoeiras.

E uma delas é a linda Cachoeira dos Cânions. Ela tem 50 m de altura, e dá origem a um lago incrível, com águas verdes e lindas. O acesso ao local deve ser feito apenas de barco ou de escuna. Ambos partem de Capitólio, na Ponte do Turvo, na Rodovia MG 050, no km 306.

9 – Cachoeira dos Cristais (Diamantina)

Essa cachoeira exuberante não é alta. Ela tem apenas 6 metros de altura. Porém, ela possui um poço perfeito para banhistas. Suas águas são super limpas e tranquilas. Se desejar, você pode nadar até chegar à queda, e ficar por detrás da cortina de água.

Para chegar à essa cachoeira, ao partir de Diamantina, deve-se seguir na direção do Parque Estadual do Biribiri, que foca no km 587, da MG 367. Essa cachoeira está localizada a 315 km de distância de Belo Horizonte, e a 6 km da entrada do Parque.

Ela se encontra a 15 km de Diamantina.

10 – Cachoeira das Maçãs (Cabeça de Boi)

Essa linda cachoeira encontra-se situada em Cabeça de Boi, um distrito de Itambé do Mato Dentro, que fica a 120km de Belo Horizonte. Fica a vinte minutos do balneário do Intancado.

O acesso ao local é fácil. Porém, será preciso caminhar a pé no leito do Rio Preto. E, durante esse caminho, terá que passar por várias pedras. Porém, elas não impedem de chegar ao local da cachoeira.

A Cachoeira das Maçãs é linda demais, com um poço mais raso e com grandes paredões ao seu redor. O nome surgiu de uma lenda, que diz que um grupo de jovens teria ido ao local em um dia muito frio. Porém, para terem coragem de nadar, teriam jogado na água um saco cheio de maçãs.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.